A Prefeitura de Guanambi informou que está na fase final de elaboração dos projetos básicos para a construção de um Auditório Municipal com capacidade para 820 pessoas. O planejamento é conduzido pela Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a administração municipal, a expectativa é de que o edital de licitação para execução da obra seja lançado após a conclusão dos projetos. Até o momento, não foram divulgados o orçamento estimado, a fonte dos recursos nem o prazo previsto para a construção.
O anúncio do empreendimento foi feito pelo prefeito Nal Azevedo no início de 2026, durante a abertura da Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino.
Auditório será construído no antigo Cetep
O equipamento deverá ser implantado na área atualmente ocupada pela garagem da Superintendência de Ensino e Apoio Pedagógico (Seap), nas instalações do antigo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), no bairro Santo Antônio.
O projeto prevê aproximadamente 1.850 metros quadrados de área construída. Segundo a prefeitura, o espaço será preparado para receber palestras, congressos, apresentações culturais e artísticas, formaturas, solenidades oficiais e outros eventos de maior público.
A estrutura planejada inclui recursos de acessibilidade, sistema profissional de sonorização, tela de projeção, tratamento acústico, climatização e iluminação cênica.
Com os 820 assentos previstos, o novo auditório será o maior equipamento público do gênero em Guanambi.
A capacidade projetada supera a do auditório da Câmara Municipal, que dispõe de aproximadamente 170 lugares, e a do Centro Cultural de Guanambi, com 320 assentos.
Na comparação, o novo equipamento terá 500 lugares a mais que o Centro Cultural e capacidade quase cinco vezes superior à do auditório da Câmara de Vereadores.
Município aponta demanda por espaço de grande porte
A prefeitura justificou o projeto pela ausência de um espaço público amplo, climatizado e equipado para receber eventos de maior porte no município.
Segundo a administração, essa limitação faz com que algumas cerimônias e atividades organizadas por instituições de Guanambi sejam realizadas em cidades como Vitória da Conquista e Montes Claros.
A expectativa do município é de que o novo auditório amplie a capacidade de Guanambi para receber congressos, encontros educacionais, solenidades, espetáculos e eventos regionais, com possível impacto sobre setores como hospedagem, alimentação, transporte e prestação de serviços.
Os detalhes financeiros e o cronograma da obra deverão ser conhecidos com a publicação do edital e dos documentos da futura licitação.
