Anúncio

A ideia de uma noite sem lua, parece até produto de uma poesia, mas o fenômeno é real e seu ápice ocorrerá na noite de hoje (9 de janeiro)

A lua irá sumir? Como assim?

Vamos com calma, o fenômeno é bastante simples, mas curioso. Vamos explicar: A Lua se posicionará exatamente entre o Sol e a Terra e não receberá nenhuma incidência significativa de luz solar. Assim, teremos a impressão de que ela vai se apagar do céu.

Em uma noite sem luar, fica fácil pensar em palavras belas para falar, mas o “sumiço” da lua, não inspira somente os músicos e escritores. Para o mundo científico, é um momento excelente para pesquisar o universo porque o brilho da Lua não ofusca os instrumentos de observação.

O professor Antônio Araújo dá uma ótima dica aos amantes do universo: o fenômeno da noite sem lua será estratégico para observar o planeta Vênus e os anéis de Saturno. Ok, os dois podem ser vistos a olho nu e a conjunção (sobreposição visual dos dois) que começou nessa quinta-feira (7) já é um grande espetáculo à parte, mas a ausência da Lua será uma mão na roda para que “até mesmo telescópios de pequeno porte consigam ver os detalhes desses dois astros”, confirma Araújo.  [Revista Galileu]

O fenômeno ocorrerá às 23h30 (horário de Brasília).

Veja mais em: http://www.equilibrioemvida.com/2016/01/hoje-0901-lua-ira-desaparecer-temporariamente-entenda/#ixzz3wlNWcgxA

Anúncio

Deixe uma resposta