Ministério Público de Guanambi lança campanha contra corrupção

Publicado por
Compartilhado

O Ministério Público Federal em parceira com o Ministério Público Estadual, lançou na manhã desta terça-feira (25) a Campanha Nacional “10 medidas contra a corrupção”. O evento que contou com a participação de autoridades municipais, imprensa e representantes da sociedade civil organizada, aconteceu na Câmara dos Vereadores.

Compuseram a mesa de debates, os procuradores federais Vitor Souza Cunha e Paulo Rubens Carvalho Marques e os promotores estaduais Tatyane Miranda Castro e Thiago Cerqueira Fonseca, além do comandante do 17º Batalhão, Ten. Coronel Braga e do delegado de Polícia Civil, José Ribeiro.

Para a promotora Tatyane Castro o combate à corrupção ganhou um novo norte após a operação Lava-Jato que investiga desvios na Petrobrás. Para o promotor Thiago Cerqueira, a  coragem dos procuradores do caso dão forças para os promotores no enfrentamento à corrupção, principalmente no que se diz respeito às pessoas poderosas envolvidas em maus feios com dinheiro público.

O procurador federal Vitor Cunha explicou que existe no Brasil há um campo fértil para que a corrupção se alastre, embora seja um fenômeno mundial. Para ele, fatos históricos como a colonização de exploração feita por Portugal no Brasil ajudam a entender o fenômeno. “Os colonizadores vieram para o Brasil com o único intuito de explorar as riquezas, sem preocupação alguma com a construção de uma sociedade justa e igualitária, ao contrário do que aconteceu com outros países que tiveram colonização para fins de povoamento. O outro fato que faz da corrupção uma rotina no Brasil é a impunidade e as leis brandas contra os corruptos, que tornam a corrupção crime de baixo risco e de alta lucratividade.” Ele disse ainda que no Brasil, infelizmente a Lei é dura para quem é pobre e de cor de pele escura, e na maioria das vezes branda para quem tem poderio econômico.

O Ministério Público Federal busca colher 1,5mi de assinatura para encaminhar ao congresso nacional um projeto de Lei de Iniciativa Popular com 10 medidas para combater a corrupção.

Veja mais no vídeo e no site

Esta postagem foi publicada em 25 de agosto de 2015 14:57

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024