30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Jovens protestam contra a Vale no Congresso e são presos por ‘crime ambiental’

Mais Lidas

BBC Brasil

Um grupo de manifestantes protestou contra a mineradora Vale no Congresso Nacional nesta quarta-feira (25) e foi preso em flagrante por praticar crime ambiental. Segundo a BBC Brasil, eles jogaram lama nos corredores da Casa, fazendo referência ao desastre com a barragem da Samarco – que pertence à Vale – na cidade de Mariana.

O auto de prisão elaborado pela Polícia Legislativa relata que as cinco pessoas envolvidas foram detidas com base na lei de crimes ambientais (9.605/98), acusando-os por injúria, resistência e “pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano”. Durante o ato, os manifestantes carregavam cartazes com os dizeres “Terrorista é a Vale” e “Código de Mineração + Mariana + Morte”.

No início do mês uma barragem de rejeitos de mineração da Samarco cedeu e despejou o equivalente a 25 mi,l piscinas olímpicas de resíduos químicos. A lama atingiu o Rio Doce e já chegou ao mar, no Espírito Santo. O deputado federal Chico Alencar (PSOL) criticou a prisão e a classificou como um “paradoxo”. “Quem vem se manifestar na casa do povo acaba sendo detido sob acusação de crime ambiental. Mas os responsáveis pelo mar de lama da Samarco e da Vale, que vitimou diretamente 22 pessoas, incluindo os 11 desaparecidos, e os todos os danos ao rio Doce, chegando ao oceano Atlântico, continuam soltos”, disse o parlamentar em entrevista à BBC Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas