31.8 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Escalação de Victor Ramos pode ser irregular; Vitória se explica, e FBF se isenta

Mais Lidas

Globo Esporte Salvador

O triunfo do Vitória sobre o Flamengo de Guanambi, na tarde deste sábado, pode não surtir o efeito necessário ao Vitória. Tudo isso por causa de uma polêmica fora de campo. A presença de Victor Ramos entre os titulares do Leão pode resultar em uma punição ao Rubro-Negro. O clube, por sua vez, nega qualquer irregularidade.

Vitória; Victor Ramos (Foto: Reprodução)Registro da CBF mostra contrato com o Monterrey publicado no dia 16 de março deste ano (Foto: Reprodução)

A escalação de Victor Ramos estaria em contradição com o parágrafo terceiro do artigo 20 do Campeonato Baiano. O texto diz que, em caso de transferência internacional, o atleta tem que ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o dia 16 de março. Victor Ramos, que pertence ao Monterrey, do México, teve o nome publicado no dia 18 de março.

Entretanto, o vice-presidente do Vitória, Manoel Matos, negou que haja irregularidade com o zagueiro, em conversa com o GloboEsporte.com. De acordo com ele, a transferência foi nacional.

– Ele não “voltou” para o Brasil [porque ele teoricamente já estava no Brasil]. Ele não estava no México. A transferência foi feita pela CBF. Foi do Brasil para o Brasil. Foi transferência nacional. O time do México fez uma carta para a Fifa explicando a situação. Foi transferência feita pela CBF – afirmou o dirigente, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com.

Em entrevista à rádio CBN de Salvador, Manoel Matos explicou por que a negociação seria nacional. Segundo ele, a documentação de liberação do atleta do Palmeiras não chegou a sair do Brasil e, por isso, a negociação não ser considerada como internacional.

– O Palmeiras teve a liberação dele, só que o clube não deu entrada de volta ao México. Ele estava liberado pelo Palmeiras. Existe um certificado nacional de transferência, que ele não saiu do Brasil. Ele não voltou ao México. A transferência é considerada nacional, porque o certificado de transferência estava no Brasil e passou do Palmeiras para o Vitória. O Palmeiras não tinha nada a ver, porque tinha liberado, estava em aberto, e o Monterrey fez a transferência para o Vitória. Não foi do Palmeiras para o Vitória. Foi bastante discutido com o Monterrey, a federação mexicana e todos os órgãos. O Vitória aguardou as decisões dos órgãos competentes, a federação mexicana, a CBF e o clube, foi quando o Vitória recebeu todas as informações e a CBF autorizou o registro dele – afirmou o dirigente à rádio CBN.

Victor Ramos; Vitória (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória/ Divulgação)Victor Ramos estreou pelo Vitória na noite deste sábado (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória/ Divulgação)

Victor Ramos, que pertence ao Monterrey, jogou 2015 pelo Palmeiras. O empréstimo ao time paulista se encerrou em dezembro do ano passado, conforme atesta o sistema da CBF (veja a imagem acima). Neste caso, a indefinição ficaria por revelar de onde partiu a transferência do zagueiro: se do clube mexicano ou do brasileiro.

– A Federação [Bahiana de Futebol] só registra o atleta. A condição de jogo é a CBF que dá. No caso dele, que é uma situação que parece que foi feita através do Palmeiras, só a diretoria de registro da CBF, que é quem coloca e tira do BID [pode dizer se foi transferência nacional ou internacional]. Qualquer situação interna entre CBF e Fifa tem que ser com a diretoria da CBF. Quando o atleta tem alguma situação internacional, a Federação não fala. Pode ser que, entre eles, não tenha sido transferência internacional. Pode ter vindo direto do Palmeiras – disse o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues.

O zagueiro, inclusive, demorou de ser apresentado e regularizado pelo Vitória por questões burocráticas. O Monterrey precisou pedir uma autorização especial da Fifa para reativar o contrato do atleta e, assim repassá-lo ao Vitória. No sistema de registros da CBF, inclusive, o vínculo do jogador com o Palmeiras se encerrou no dia 31 de dezembro de 2015. A publicação do fim do empréstimo no BID foi publicada em 29 de janeiro de 2016. O clube mexicano, então, teria reativado o contrato com o zagueiro no dia 16 de março e, dois dias depois, o empréstimo ao Vitória foi publicado no BID.

Confira abaixo trecho do regulamento do Campeonato Baiano

Parágrafo Terceiro – Nas transferências internacionais, independentemente do protocolo dos documentos de registro e inscrição, o atleta só terá condição legal de jogo após a devida concessão da transferência pela CBF e se o seu nome estiver incluído no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até às 19h (dezenove horas – horário de Brasília) do dia 16 de março de 2016, prazo final das inscrições de atletas para o CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE “A” – EDIÇÃO 2016.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas