24.2 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Urânio em águas de poço na Bahia é de origem natural, determina estudo

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) concluiu que os teores de urânio detectados nas águas de poço em Varginha, na cidade baiana de Lago Real, são originados do ambiente geológico. A informação foi divulgada pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Segundo a INB, estudos e análises foram feitos na região de Caetité e permitiram chegar a essa conclusão. O parecer do Ibama foi enviado à INB e afirma que “o problema da ocorrência de urânio no poço tubular objeto de investigação não apresenta relação com as atividades minerárias e industriais na INB Caetité, mas sim com os condicionantes geológicos e geoquímicos locais, notadamente, caracterizados pela presença de rochas mineralizadas em urânio”.

A empresa diz que o parecer do Ibama confirma estudos da própria INB que mostram que não existe interligação entre a bacia hidrográfica onde fica a INB Caetité e aquela onde está o poço em questão, o que significa que não há possibilidade de contaminação das águas por conta da atividade de mineração no local.

Leia mais sobre Urânio em Caetité

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas