25.8 C
Guanambi
20.8 C
Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde e Educação promovem caminhada de conscientização sobre o combate ao Aedes Aegypti

Mais Lidas

Cerca de 600 alunos participaram da caminhada. Eles utilizaram faixas e cartazes para chamar a atenção da população.

Alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino, Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias participaram de uma caminhada pelas ruas do centro de Guanambi na manhã desta sexta-feira (15).

A ação faz parte de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação e Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, onde diversas ações conjuntas estão sendo desenvolvidas. Os estudantes utilizaram faixas e cartazes para chamar a atenção e conscientizar a população sobre o que pode ser um criadouro para o mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Alguns estavam vestidos com a fantasia do mosquito e outros transportaram pneus velhos, para chamar atenção de todos.

Os alunos se concentraram inicialmente na frente ao prédio da Secretaria de Educação, onde se alinharam com faixas e cartazes, posteriormente saíram em caminhada pelas principais ruas do centro comercial, entoando cânticos e rimas de combate ao mosquito. Um carro de som seguia em frente, onde professores revezavam no microfone, citando a importância das ações de combate e prevenção dos focos. “A caminhada é uma forma de chamar a atenção das pessoas e colocar em evidência a prevenção”, destacou a Secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante, que esteve presente durante todo o ato. A ação educativa finalizou por volta das 10 horas, na Praça Henrique Pereira Donato.

TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Desde o início do ano letivo, diversos trabalhos de conscientização, como palestras, seminários e produção de material estão sendo feitos nas escolas do município, todos com abordagem sobre a temática.

Segundo Ernivaldo Viana, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, um dos responsáveis por acompanhar os trabalhos de conscientização nas escolas, acrescenta que além da prevenção, os alunos estão tendo acesso a palestras com informações a respeito das doenças transmitidas pelo mosquito e dos sintomas que elas podem causar. A Prefeitura produziu materiais educativos sobre o tema com a intenção de que essas informações fossem trabalhadas dentro das escolas.

“É importante que os jovens estudantes participem, para que tenham consciência dos perigos destas doenças e  ajudem a divulgar as formas de combate ao mosquito transmissor. Unimos a ação com os alunos para que  tenhamos uma mobilização e uma conscientização maior dos moradores da cidade”, explica Ernivaldo.

14 8 6 IMG_9594 IMG_9618

TODOS CONTRA O AEDES AEGYPTI

Desde novembro de 2015, a Prefeitura Municipal intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti em toda a cidade. Diversas ações em parceria com toda a estrutura municipal estão sendo desenvolvidas, desde o trabalho de conscientização, e distribuição de material informativo realizado nas escolas e associações urbanas e rurais, até as ações intensas realizadas pelos agentes de controle de endemias, que estão de casa em casa orientando a população e fazendo o tratamento dos reservatórios domésticos. Mais de 100 (cem mil) alevinos, foram dispersos em todas as lagoas da cidade, tanques e encostas, locais que podem ser potenciais criadouros para as larvas do mosquito. A ação vem auxiliar na eliminação de larvas de todas as espécies de vetores, pois os alevinos se tratam de predadores naturais.

CARRO FUMACÊ PROSSEGUE PULVERIZAÇÃO EM TODA CIDADE

O carro fumacê também prossegue percorrendo todos os bairros da cidade, reforçando o combate ao mosquito transmissor. “A orientação que fazemos à população, é que,  ao perceber que os agentes estão se aproximando das residências com o carro, abram as portas e janelas das casas para que o fumacê tenha maior eficiência”, orienta o Secretário de Saúde, Manoel Paulo Fraga Rodrigues.

DISQUE DENGUE

A Secretaria de Saúde disponibilizou um número de telefone, o 3452-0180, onde os moradores podem entrar em contato para denunciar, alertar sobre casos suspeitos ou solicitar a visita dos Agentes de Controle de Endemias. O atendimento deste serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ascom PMG

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas