39.9 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Professores do IF Baiano Campus Guanambi integram equipe de autores do livro o Agronegócio da banana, publicação da Embrapa que traça um panorama completo sobre o assunto.

- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -




article (1)
Divulgação

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) publicaram recentemente o livro O agronegócio da banana.

A publicação contempla 23 capítulos, elaborados por pesquisadores com ampla experiência na cultura da bananeira, os quais abordam os temas filogenia, história, evolução, distribuição geográfica e habitat; estrutura da planta; considerações ecológicas, fisiológicas e de manejo; germoplasma de Musa – conservação, caracterização e uso; cultivares; melhoramento genético; biofortificação: resultados, perspectivas e avanços; produção de mudas de bananeira com alta qualidade fitossanitária; técnicas moleculares; manejo e conservação do solo; nutrição e adubação; planejamento e estabelecimento de um plantio comercial; irrigação; práticas culturais; nematoides; controle integrado de doenças; viroses; artrópodes – praga da bananeira e controle; colheita e pós-colheita; processamento; aspectos econômicos e comercialização; produção integrada de banana; e cultivo orgânico de bananeira.

O livro retrata um panorama completo da cultura, contém ilustrações, gráficos, fotografias e linguagem adequada para atender a públicos diversos, como cientistas, professores, estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação, consultores, extensionistas, técnicos da defesa agropecuária, produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva da fruta.

A publicação tem como editores técnicos Cláudia Ferreira Fortes, Edson Perito Amorim e Janay Almeida dos Santos-Serejo, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Sebastião de Oliveira e Silva, professor visitante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisador aposentado da Embrapa Mandioca.

O livro tem a participação de 59 autores de 16 instituições, Embrapa, Epamig, Epagri, Instituto de Economia Agrícola (IEA), IFBaiano, Universidad Del Valle, UFES, UFLA, UFPR, UFRB, UFSC, UFSCAR, UFV, UnB, Unesp, USP (CENA)

Os professores, Alisson Jadavi Pereira da Silva, Alessandro de Magalhães Arantes e Sérgio Luiz Rodrigues Donato, do Instituto Federal Baiano e o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Eugênio Ferreira Coelho, docentes permanentes do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido do IF Baiano são autores dos capítulos que abordam os temas ecofisiologia, irrigação, implantação e práticas culturais. O professor Pedro Ricardo Rocha Marques do IF Baiano também integra esta equipe. As informações e recomendações contidas nesses capítulos são oriundas da literatura e de pesquisas com a cultura realizadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura em parceria com o IF Baiano e a Epamig Norte, no período de 1997 a 2015.

Texto: Sérgio Donato

Mais Informações




- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -