25.8 C
Guanambi
20.8 C
Vitória da Conquista

É São João em Guanambi, fogos e fogueiras tomam conta da cidade

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

Uma lua minguante persistia em brilhar na noite de São João, mas perdia seu protagonismo para os fogos que iluminavam o céu de Guanambi. Centenas de fogueiras nas ruas e nos quintais, tanto na cidade, como na zona rural. Muito movimento pelas estradas do interior do município em busca de uma fazenda, um sítio ou uma casinha com forró e comidas típicas, além de muita confraternização entre famílias e amigos.

É São João em Guanambi, fogos e fogueiras tomam conta da cidade

Os estalos de bombas começam cedo todo dia 23 de Junho, muitas barracas foram montadas em diversos pontos da cidade para venda de fogos de todos os tipos, crianças e adultos de todas as idades encheram suas sacolas para comemorar o dia do Santo mais comemorado no interior do Brasil. A noite a queima de fogos foi constante por diversas horas, muitos estouros e muitas luzes em diversos pontos do município. Nesta sexta-feira (24) é feriado em todo o nordeste, mais um dia para confraternização, leitoa assada, forró e mais fogos de artifício. As redes sociais foram inundadas por fotos das festas, fogueiras comidas de São João.

De 21 a 23 de Junho foi comemorado o São João de Pindaí, na praça do novo mercado inaugurado nesta quarta-feira (22). De 01 a 03 de Julho tem festejos em Igaporã e Iuiu.

Confira a cobertura do São João em toda a região

A tradição dos fogos, fogueiras e balões

IMG_3536O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil e se mantém em ambos os lados do Oceano Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidencia. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa na Região Nordeste do Brasil, em outras partes do Brasil e em Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos.

Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei em muitos locais, como no Brasil, por exemplo, devido ao risco de incêndio e mortes.

Durante todo o mês de junho, é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como “traque”, “chilene”, “cordão”, “cabeção-de-nego”, “cartucho”, “treme-terra”, “rojão”, “buscapé”, “cobrinha”, “espadas-de-fogo”, “chuvinha”, “pimentinha”, “bufa-de-vei” , “biribinha” e “bombinha”

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas