21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Primeiras pesquisas eleitorais na região mostram figurões como favoritos e alto índice de branco e nulo

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

O clima de eleições já toma conta dos municípios, partidos têm até o dia 05 de Agosto para realizarem as convenções e indicar os candidatos para o pleito de outubro. Começam a surgir as pesquisas eleitorais, o Jornal do Sudoeste registrou no TSE e divulgou pesquisa realizadas em cinco municípios da região, Boquira, Caetité, Malhada, Pindaí e Urandí. Nos cinco municípios pesquisados, atuais prefeitos e ex-prefeitos lidaram a preferencia do eleitorado segundo os levantamentos estatísticos realizados pelo jornal na última quinzena de Junho.

Em tempos de descrença da população com os políticos, a maioria das pesquisas mostrou alto índice de intenção votos brancos e nulos, faltando em torno de 90 dias para as eleições, cerca de 15% do eleitorado destes municípios não pretendia votar em ninguém. Este índice tende a diminuir com a proximidade das eleições, mas somado às abstenções deve chegar perto dos 30% nesta eleição, ou seja, um a cada três eleitores não deve votar em ninguém, seja anulando, votando em branco ou simplesmente não comparecendo para a votação. Um ingrediente extra pode trazer reviravoltas no cenário eleitoral de vários municípios, os desdobramentos da ‘Operação Burla’ podem atingir um possível núcleo político do esquema de fraudes em obras públicas descoberto pela Polícia Federal, Ministério Publico Federal e Controladoria Geral da União.

Novatos não emplacaram na primeira sondagem

Candidaturas independentes ainda não emplacaram nestas eleições e não deve ser desta vez que irão surpreender, os tradicionais políticos ainda gozam de prestígio entre o eleitorado. Em Pindaí, a professora Gracilene (PRB) aparece com apenas 6% das intenções de voto, já em Caetité, o ex-bancário Valtércio (PSL) teria segundo a pesquisa, 16% dos votos.

registro de pesquisas eleitorais no TSE

As pesquisas divulgadas foram registradas no TSE – Este ano foi proibida a realização de enquetes.

 

Veja os números dos cenários mais prováveis pesquisados pelo Jornal do Sudoeste em pesquisas estimuladas, os números completos estão na edição impressa do jornal ou na edição online disponível para assinantes.

Boquira

Marco Túlio (PMDB) – 47,1%

Luciano (PSB) – 36,3%

Branco/Nulo- 16,6%

Caetité

Ricardo Ladeia (PSDB) – 39,3%

Aldo Cardoso (PSB) – 29,1%

Valtércio (PPL) – 16,3%

Branco/Nulo –  15,3%

Malhada

Dezim (PMDB) – 51%

Dr. Gimmy (PT) – 27%

Branco/Nulo – 22%

Pindaí

Rosane (PSDB) – 52,2%

Naná (PP) – 31,9%

Gracilene (PDT) – 6%

Branco/Nulo – 9,9%

Urandi

Dorival Barbosa (PP) – 48,6%

Lita (PSD) – 20,6%

Brancos/Nulos – 15,3%

Não sabem ou não responderam – 15,3%

Notícias Relacionadas

    • Vai perder a credibilidade do Jornal em Boquira. Luciano da Farmácia virtual prefeito eleito com mais de 60%. E rejeição de 18%. Em mais de 10 institutos diferentes. Só o do sudoeste mostra o contrário.kkkkk

  1. Essa pesquisa do post ai acima, perde a credibilidade com certeza diante de algumas cidades que São mencionadas nessa pesquisa. Me parece que os resultados de todas as cidades estão invertidos. Alguns resultados dessa pesquisa não tem lógica. Tá meio sem credibilidade.

Deixe uma resposta

Últimas