27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Entra em funcionamento primeiro Núcleo de Apoio Fiscal da Bahia

Mais Lidas

No último dia 14/09 teve início o funcionamento regular do primeiro Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do estado da Bahia. Trata-se de uma atividade de extensão da Faculdade Guanambi, que tem a finalidade de promover a prática contábil, através da realização de atendimentos a Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, visando o aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos.

img-20160916-wa0013O atendimento acontece às quartas-feiras, em horário comercial, no módulo da Av. Vasco da Gama, 317, centro de Guanambi,  no mesmo módulo em que funciona o Núcleo de Práticas Jurídicas (NAF) e o Balcão de Justiça e Cidadania. Nesse processo de início de funcionamento, destacaram-se como determinantes para o pioneirismo da FG, os esforços da coordenadora do Núcleo, Profa. Jussimara Cássia, com a colaboração dos professores Warlei Oliveira e Ana Paula Melo, em viabilizar o funcionamento do NAF.

Segundo o delegado da Receita Federal do Brasil em Vitória da Conquista, André Silva Reis, o NAF surge com a proposta de aprimorar os serviços prestados à sociedade, por meio da educação fiscal e fomento da consciência de cidadania. Reis afirmou que o NAF da Faculdade Guanambi foi o primeiro a ser instalado na 5ª Região fiscal, que engloba os estados da Bahia e Sergipe.

Para o diretor geral da Faculdade Guanambi, Georgheton Nogueira, a iniciativa da criação do NAF abre novas agendas no curso de Ciências Contábeis e amplia a atuação da instituição frente às necessidades da população local e regional.

Serão oferecidos os serviços de orientação para agendamento on-line PF; orientação sobre informações cadastrais de CPF;   informações para regularização CPF suspenso, certidões negativas de débitos PF, situação fiscal da Pessoa Física, declaração do IRPF e informações gerais ITR, além de serviços especializados para pessoas jurídicas.

Os NAFs atuam nas faculdades de Ciências Contábeis com o objetivo de prestar auxílio contábil e fiscal a pessoas de baixa renda e, ao mesmo tempo, atuar como centro de aprendizagem dos alunos, em formato semelhante aos Escritórios de Prática Jurídica das universidades. A Receita Federal estimula a criação e apoia o funcionamento com encontros regulares para treinar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos e auxiliar os orientadores, juntamente com outros parceiros, como o Conselho Regional de Contabilidade – CRC.

*Com informações de www.receita.fazenda.gov.br

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas