29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Doze cidades baianas podem ter novas eleições

Mais Lidas

Doze municípios baianos aguardam o julgamento da Justiça Eleitoral para definir se haverá novas eleições. Isso ocorre porque nesses locais os candidatos com registro “indeferido com recurso” foram os mais votados. Mas como ainda não há definição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o deferimento da candidatura, por enquanto, os eleitores ainda não sabem quem assumirá as prefeituras em 2017.

Estão nessa situação os municípios de Camamu, Correntina, Iramaia, Iraquara, Itabuna, Jeremoabo, Lençóis, Rio de Contas, Santa Cruz da Vitória, Sapeaçu, Sítio do Mato e Uruçuca.

De acordo com o TRE, “caso venham a ter os registros deferidos pelo órgão, os votos atribuídos aos candidatos mais votados nesses municípios serão validados e passarão a computar na totalização das Eleições Municipais 2016 e os mesmos deverão ser declarados eleitos, mesmo antes de julgamento dos eventuais recursos pelo TSE”. Mas, se o indeferimento da candidatura for mantido, o Tribunal Superior Eleitoral convocará novas eleições. “Já para o caso de manutenção do indeferimento, após o julgamento em última instância, os votos atribuídos aos primeiros colocados serão anulados, e, segundo a Resolução 23.456/15, do TSE, tal fato pode ensejar nova eleição”, informa, ainda, o TRE. O TRE cita o caso de Rio de Contas.

Lá, o candidato Cristiano Cardoso de Azevedo teve sua candidatura deferida no primeiro o grau, mas houve interposição de recurso e acabou indeferida pelo colegiado TRE-BA. Dessa forma, outros candidatos que se encontram deferidos, mas aguardam julgamento de recurso, também podem mudar de situação.

Bahia em Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas