20.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Estudante de ADS do Campus Guanambi é um dos Principais colaboradores do Google no Brasil

- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

14316816_1097008950381548_1681341218592208835_nGiliard Gomes é natural de Candiba-BA, estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano Campus Guanambi. Hoje ele é também um dos colaboradores do Google no Brasil na analise de produtos e no auxílio aos usuários da empresa. Desde 2011 ele participa do programa de colaboração, testando os produtos e enviando suas impressões para que o Google possa aprimorar suas funções.

Ele já faz parte do hall de Principais Colaboradores (Top Contributor, em inglês). No mês de setembro deste ano ele participou do “Meetup de Principais Colaboradores” em São Paulo, um evento promovido anualmente para reunir os colabores de todo o mundo, acontecendo simultaneamente em cidades como Madrid, Paris, Tóquio, Londres. Giliard foi à Capital Paulista com todas as despesas pagas pela empresa e conheceu outros colaboradores que também falam a língua portuguesa e fazem parte do programa. “Em 2014 fui convidado mas infelizmente não pude participar, mas este ano fiz questão de ir. Para mim, como estudante da área da Tecnologia da Informação, conhecer uma empresa do tamanho do Google, que é uma das maiores, quiçá, a maior empresa do ramo da tecnologia do mundo foi algo incrível, trocar ideias com pessoas que trabalham ali foi no mínimo inspirador, em especial poder bater um bate-papo com o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho”, disse Gilliard.







O estudante conta que começou sua experiência antes mesmo de se tornar aluno do IF Baiano, ainda em 2011 com o extinto Orkut. “Minha experiência com o programa começou em 2011, comecei procurando uma ajuda com o Orkut e logo mais comecei a ajudar os demais usuários. São usuários com problemas, dúvidas, que procuram o fórum para que possam encontrar uma solução e são outros usuários, que conhecem mais do produto que ajudam. Essa ajuda é dada geralmente nos tempos livres do nosso dia-a-dia, de forma contínua e cordial”, conta.

Um ano depois ele entrou de fato no programa, sendo promovido em 2012 para a categoria de “Usuário em Ascensão” e em 2015 ele chegou ao nível superior que é de “Principal Colaborador”. Desde então ele tem contato direto com os Googlers, funcionários da empresa, além disse ele tem o privilégio de testar antes do lançamento os produtos que a empresa pretende lançar no mercado.”A empresa libera o acesso e a gente analisa o produto e deixa nossas impressões para que este produto seja aprimorado antes de ser liberado para os usuários comuns”, explica.

14390692_1384108608300397_1198856091806328824_n

Atualmente Giliard colabora com usuários que têm dúvidas com o Gmail e com o navegador de internet Google Chrome. Além do Orkut, porta de entrada do estudante no programa da empresa, ele também já colaborou com o Blogger, Google Drive e Google Docs.

14344812_1097726436976466_8883694360035845723_n

Giliard se preparada agora para conhecer um outro país em 2017. A empresa promoverá em San Francisco, na California (EUA), o “Top Contributor Summit”. Neste evento a empresa pretende reunir cerca de 700 colaboradores de todo o mundo. “Esta será minha primeira participação em um evento internacional e já estou me preparando para aproveitar ao máximo o que ele irá me proporcionar em termos de conhecimento. É importante ressaltar que o Google está sempre em busca de novos colaboradores, no site oficial há um formulário para os interessados“, concluiu o estudante.

Informática no IF Baiano

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano Campus Guanambi tem duração de três anos, anualmente são oferecidas 40 vagas, todas disponibilizadas via Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza o desempenho do ENEM para selecionar os estudantes.

Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) são oferecidas anualmente 40 vagas para o Curso Técnico em Informática.

Em 2017 o Campus Guanambi irá ofertar o novo curso de INFORMÁTICA PARA INTERNET, oferecido na modalidade integrado ao ensino médio (para estudantes que estão concluindo o ensino fundamental em 2016).

IF Acontece

 

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -