24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Escolas estaduais da Bahia têm agenda de debates no mês da Consciência Negra

Mais Lidas

Várias ações alusivas ao Novembro Negro, marcado pelo Dia da Consciência Negra (20), estão sendo desenvolvidas nas escolas estaduais e no âmbito da Secretaria da Educação do Estado.
Em todas as atividades são abordadas questões como o combate ao racismo. A abordagem busca fortalecer a implantação da educação para as relações étnico-raciais no currículo escolar e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas.
Entre as atividades previstas na programação está a reunião/encontro formativo e deliberativo do Fórum Permanente da Educação Quilombola. O evento acontece de quarta a sexta-feira (16 a 18), das 8h30 às 17hs, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Mês da consciência negra

A coordenadora de Educação para a Diversidade da Secretaria, Erica Capinan, destaca a importância das ações, enfartizando que: “a ideia é discutir para além de Zumbi e Dandara. É debater quem somos, qual a contribuição da população negra para a construção da Bahia e, ao mesmo tempo, resgatar essa identidade e esse empoderamento de ser negro”.

Erica ressalta ainda algumas práticas pedagógicas exitosas que vêm sendo desenvolvidas, neste sentido, nas escolas estaduais. “Tivemos a implementação da Lei nº 10.639/03 e ações bem-sucedidas em todo o estado que revelam o esforço de trabalhar as relações étnico-raciais na escola, como o Colégio Estadual Eraldo Tinoco, instalado na comunidade quilombola, no distrito de Santiago do Iguape, em Cachoeira (Recôncavo). Ele é referência na implantação das Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola. Mas o nosso desafio é implantar uma política que institucionalize a lei no currículo da Educação Básica.

Mês da Consciência Negra

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Áudio:

Veja todos as notícias sobre educação

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas