31.7 C
Guanambi
26.2 C
Vitória da Conquista

Ceraíma: Tião das Cocás completa 106 anos na Fazenda Malhada

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

A reportagem da 96FM foi até a região da Fazenda Malhada, no Distrito de Ceraíma, Município de Guanambi. Lá vive o senhor Sebastião José de Souza, conhecido como Tião das Cocás. Na última quarta-feira (04), Tião completou 106 anos.

O aniversariante não gosta de festa, conta a neta Nilza. “Uma vez fizemos uma festa pra ele, mas ele não fez muita questão, para ele é um dia comum, afinal já foram tantos”. Ela conta que até os 100 anos ele ainda fazia alguns trabalhos na lavoura, depois ele adoeceu e ficou mais pelos arredores da casa.

Tião está com a saúde um pouco debilitada, mas ainda conversa e anda pela casa. “Hoje ele está meio sem prosa, mas têm dia que ele anda para todo lado da casa, outro dia ele recebeu uma visita que não recebia há mais de 15 anos, na mesma hora ele reconheceu o amigo”, conta Eremita, uma das filhas.

Quem está sempre ao lado do sr. Tião é dona Maria de 90 anos, mulher com quem é casado há mais de 70 anos. “Tem mais de 70 anos que somos casados, tivemos onze filhos, os cinco primeiros morreram ainda recém nascidos, hoje nós temos o Joaquim a Eremita, Antônio, Oscarino, Laurita e o Flausino (Bil)”.

Sr. Tião de 106 anos e Dona Maria de 90, casados a mais de setenta

Mesmo assim ele não deixou de acordar e sentar quando foi avisado que tinha visita, principalmente quando  a neta falou em tomar um café com rapadura. Ele recebe todos os cuidados da família, junto com dona Maria, além dos seis filhos, ele tem onze netos e seis bisnetos. O neto Nilson conta que o avô é muito conhecido na região de Ceraíma por ser um violeiro que tocava e com o movimento da batida da corda, movia uma marionete que representava um boneco dançarino.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas