27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Osteoporose: como afeta o corpo e quais são os sinais

Em geral, a perda óssea ocorre gradualmente com o passar dos anos. Na maioria das vezes, a pessoa irá sofrer uma fratura antes de se dar conta da presença da osteoporose

Mais Lidas

Por Joana Martins

Osteoporose é uma doença metabólica que compromete os ossos. A prevalência da osteoporose, acompanhada da morbidade e mortalidade de suas fraturas, aumenta a cada ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de pessoas no país são portadores da enfermidade, sendo esse número em sua maioria composto por indivíduos da terceira idade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 13% e 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens acima de 50 anos, em todo o mundo, têm osteoporose.

Conjectura que com o envelhecimento populacional na América Latina, o ano de 2050, quando comparado a 1950, terá um crescimento de 400% no número de fraturas de quadril para homens e mulheres entre 50 e 60 anos, e próximo de 700% nas idades superiores a 65 anos.

Como a osteoporose atua no corpo humano?

Em geral, a perda óssea ocorre gradualmente com o passar dos anos. Na maioria das vezes, a pessoa irá sofrer uma fratura antes de se dar conta da presença da osteoporose. Quando isso ocorre, a doença já se encontra em um estado avançado, e o dano é grave.
A diminuição progressiva da densidade óssea ocorre por conta da redução da absorção de novas células, chamadas osteoclastos e osteoblastos, responsáveis por reabsorver as áreas ósseas envelhecidas e produzir ossos novos, respectivamente.

O diagnóstico da doença é feito por meio do exame de densitometria óssea por raios X, que mede a densidade mineral do osso na coluna lombar e no fêmur. Os resultados podem ser classificados como normal, osteopenia e osteoporose.

Vários fatores podem aumentar a probabilidade do surgimento da doença, como: Sedentarismo, consumo de álcool, tabagismo, menopausa, deficiência de vitamina D e cálcio e hipertireoidismo. Não existe cura, mas adotar mudanças no estilo de vida pode ajudar o paciente portador de osteoporose a ter mais conforto no dia a dia.

A osteoporose é de cura difícil, quase impossível. No entanto, pode-se fazer da primeira fratura a última, ou então evitar qualquer lesão. Se você tem uma perda óssea importante, o tratamento pode impedir o agravamento, mas não irá eliminar a doença. Os objetivos do tratamento da osteoporose são controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. A escolha do tratamento irá depender da causa da osteoporose – se por excesso de reabsorção óssea ou por criação de massa óssea deficiente – e de outras doenças associadas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas