34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Policlínica Regional de Guanambi realizou mais de 2.500 atendimentos

Mais Lidas

Com dois meses de funcionamento, a Policlínica Regional do Alto Sertão, com sede em Guanambi, contabiliza 2.589 atendimentos, entre consultas, procedimentos em radiologia e diagnóstico por imagem. A policlínica, a segunda entregue pelo Governo do Estado, beneficia cerca de 480 mil moradores de 22 municípios baianos do Território de Identidade do Sertão Produtivo, que passaram a ter cobertura de diversos exames gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O consórcio responsável por gerir o equipamento reúne 100% dos municípios da região.

A diretora-geral da policlínica, Tâmara Miranda, revela que a equipe da unidade é formada por mais de 60 profissionais concursados, incluindo 24 médicos especialistas, e mais 20 colaboradores. Selecionada entre mais de 500 profissionais e preparada há mais de dois anos e meio, pelo Governo do Estado, para assumir a função, ela garante ter grande satisfação em participar do projeto, que vem “revolucionando a saúde no estado da Bahia”.

Foram investidos R$ 24 milhões na policlínica, entre obras civis, aquisição de equipamentos e 12 micro-ônibus com capacidade para até 28 pessoas, a fim de transportar os pacientes de seus municípios para a sede da policlínica. A manutenção mensal da unidade é dividida entre Estado, responsável por 40%, e os municípios consorciados, que rateiam os 60% restantes.

Inaugurada em novembro do ano passado, a Policlínica Regional do Alto Sertão realizou, até esta semana, 1.464 consultas, a maioria em cardiologia (487), seguida de ginecologia e obstetrícia (246) e gastroenterologia (227). No que se refere a diagnóstico por imagem, as ressonâncias magnéticas foram os exames mais solicitados – 276 -, seguidos de tomografia – 273. Foram feitos também ultrassonografias (234), exames de Raio-X (125), mamografias (123), ecocardiograma (82) e colocados 12 MAPAs.

A policlínica atende moradores de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi e disponibiliza, entre outros, os seguintes exames: ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, raio-x, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia e cistoscopia.

Os pacientes também têm acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Ascom/Sesab
Policlínicas/guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas