Reprodução | TV Bahia

Da Redação da Agência Sertão

A prefeitura de Salvador multou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em R$ 5 milhões.  A penalidade foi aplicada após a empresa ter jogado esgoto no Rio Jaguaribe, no bairro de Patamares. A praia do local imprópria para banho depois do acontecido.

Segundo a Embasa, o lançamento direto de esgoto no rio foi devido a quebra de uma adutora que integra a bacia do Jaguaribe. Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur) enquadraram a estatal por infração gravíssima contra o meio ambiente e abriram processo para multar a empresa do governo do estado, com base na Lei Municipal 8.915/2015.

Em entrevista ao Bocão News nesta quinta-feira (8), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara, confirmou a aplicação da multa. “A Justiça julgou procedente. Já foi publicado no Diário do Município e a Embasa tem o prazo de 30 dias para recorrer”.

Moradores da região denunciaram a Embasa após detectarem que uma “água preta” escorria pelo rio até o mar com forte mau cheiro desde o réveillon. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) também acolheu a denuncia e solicitou à Central de Perícias do próprio órgão um laudo para determinar as causas do lançamento de esgoto na praia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui