27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

PF cumpre mandados em Vitória da Conquista

São cumpridos três mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva, além de oito de busca e apreensão

Mais Lidas

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (3), a Operação Factum para combater crimes de corrupção envolvendo o Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas, na cidade de Vitória da Conquista.

Segundo o G1, as investigações tiveram origem em 2016 quando houve o descumprimento, por parte do Titular do Cartório, de decisões oriundas da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho. Caracterizado o prejuízo à União, em face desses descumprimentos, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) fixou a competência da Justiça Federal para o processamento do inquérito policial e das medidas cautelares correlatas. A partir disso foram feitas diligências que permitiram comprovar que o Titular do Cartório cobrava uma espécie de “taxa de agilização” para a realização de atos cartorários, tanto de particulares e como também de corretores de imóveis e despachantes.

Diante das provas colhidas, estima-se que essa prática vinha ocorrendo há mais de quinze anos. Além disso, ele mantinha trabalhando naquela serventia as suas filhas e ainda outras pessoas de sua confiança, sem qualquer vínculo formal com o Tribunal de Justiça da Bahia, com o intuito de controlar o funcionamento do Cartório de acordo com os seus interesses, não aceitando a presença no local de outros servidores do Tribunal de Justiça que ali foram lotados.

No decorrer das investigações foi constatada ainda a prática de outros crimes não relacionados diretamente com o funcionamento do Cartório, tais como falsidade ideológica, uso de documento falso para a promoção (e consequente aumento salarial) no cargo de professor na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, tráfico de influência para a retirada de multas de trânsito e concessão de licença-prêmio, dentre outros.

No total, são cumpridos três mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva, além de oito de busca e apreensão. Os nomes dos alvos da ação não foram divulgados até o momento. Cinquenta e sete policiais federais participam da operação.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas