24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Nota aos leitores sobre ataques ao jornalismo da Agência Sertão

Mais Lidas

Na noite desta segunda-feira (9) fui surpreendido por uma mensagem de What’sApp, que circulou por vários grupos, cujo teor se dedicou a atacar a minha honra, minha atividade jornalística e o site da minha empresa, Agência Sertão. Logo ficaram evidenciados a origem da mensagem e a motivação. No mesmo dia, o site Agência Sertão publicara matéria informando decisão da Justiça Eleitoral de Guanambi em aplicar multa ao atual prefeito e seu vice, além do ex prefeito Charles Fernandes. Este decretado inelegível, decisão que ainda cabe recurso no TRE-BA, como bem informou a matéria.

Sobre este fato e em respeito aos leitores do site Agência Sertão, tenho as seguintes considerações:

1. A educação familiar que tive dos meus pais, o senso de cidadania que me formou, a observância das leis do Estado de Direito e os marcos éticos da minha atividade profissional sacramentam uma certeza em mim: É próprio a criminosos e covardes escrever textos apócrifos que usam mentiras para atacar a honra alheia. Criminosos covardes se escondem no anonimato porque só sabem responder ao que não os agradam coberto pelas sombras.

2. A matéria apenas informou uma decisão da Justiça Eleitoral, não emitiu nenhum juízo de valor e não faltou com nenhuma verdade dos fatos, como deve ser o jornalismo responsável.

3. É direito da população se informar e tomar conhecimento da vida pública dos seus representantes ou daqueles que pleiteiam cargos públicos. Aliás, é preocupante o caráter autoritário e violento de um grupo que reage dessa maneira a uma cobertura jornalística. Quem não tem condições de se sujeitar ao exame crítico da sociedade e seus órgãos de controle, não tem condição de ocupar qualquer função pública.

4. O site Agência Sertão pertence a empresa na qual sou sócio. A UniFG ou o Sr. Felipe Duarte não tem participação ou ascendência sobre a Agência Sertão e sua linha editorial. Basta ver a cobertura do site para se comprovar seu caráter plural e comprometido com a verdade dos fatos sem apelos a sensacionalismos ou destruição de reputações alheias.

5. Sou estudante do curso de Jornalismo da UniFG, no qual procuro aprimorar e me qualificar para cada vez mais prestar um serviço de jornalismo responsável para a sociedade. E minha empresa tem convênio com a UniFG, através da Agência de Notícias, permitindo à Agência Sertão receber estudantes como estagiários. Aliás, imagino que em Guanambi várias empresas tenham convênio com a UniFG com o mesmo propósito.

6. Outras instituições de ensino como UNEB e Instituto Federal Baiano possuem espaços exclusivos de informação no site da Agência Sertão.

7. Não moro de favor em residência de ninguém. Tenho contrato de locação, através da Agência Sertão, e pago, através do meu trabalho honrado, o meu sustento.

8. Este ataque não cessará o propósito da Agência Sertão, que consiste em desenvolver um jornalismo de qualidade, contribuindo para bem informar à sociedade.

9. Quem se pretende como homem público que cuide de entender que suas atividades, suas relações e consequências são do interesse coletivo. A opção é se recolher à vida privada.

Atenciosamente,

Tiago Marques
Agência Sertão

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas