Reprodução

O sinal analógico de TV começará a ser desligado amanhã (28) em Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará. A previsão é que o processo seja encerrado no dia 31 de outubro, quando os municípios devem atingir o percentual mínimo de 90% de domicílios com acesso ao sinal digital.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que coordena o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), responsável pelas ações de desligamento do sinal analógico, apontam para mais de 50% dos domicílios brasileiros com acesso ao sinal digital.

As famílias beneficiárias de programas federais (como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros), que não possuem equipamento compatível com o sinal digital, têm direito ao recebimento de um kit (composto de conversor, antena e controle remoto).

Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital e agendar a retirada do kit ou se preferir ligar no 147 e posteriormente buscar seu kit no ponto de distribuição. A distribuição dos kits continua por mais 30 dias.

Com o desligamento do sinal analógico, a faixa do espectro de 700 MHz será destinada a telefonia móvel para a expansão do 4G. A liberação da frequência vai permitir uma capacidade maior de transmissão de dados, passando de 15 Megabits por segundo (Mbps) para, no mínimo, 45 Mbps.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

No último dia 14, o sinal analógico de TV foi desligado em Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT). Na ocasião ficou definido o dia 31 de outubro como data para o desligamento nas capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR).

Em seguida, no dia 28 de novembro, está previsto o desligamento do sinal analógico no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, na região Oeste do Paraná e no Sul do Rio Grande do Sul.

Fonte: Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui