Da Redação da Agência Sertão

Foi incluído no Boletim Notan do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o fechamento do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha. O local ficará fechado do dia 2 de outubro até o dia 1º de dezembro. Na última quinta-feira (20), o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcante, esteve em Guanambi para assinar a ordem de serviço para início das obras de reforço da pavimentação da pista.

Fechamento será iniciado no dia 2 de outubro e termina no dia 1º de dezembro

Com o reforço da pista concluído, a Azul Linhas Aéreas irá solicitar as autoridades aeronáuticas a licença para operação em Guanambi. A princípio, a capital mineira Belo Horizonte será o destino dos voos, posteriormente a empresa também deverá oferecer voos para a capital baiana Salvador.

A empresa Paviservice Serviços e Pavimentação Ltda foi a vencedora da licitação e irá executar a obra pelo valor de R$ 6.040.114,92. A empresa já está montando seu canteiro de obras para iniciar os serviços.

Caminhões e máquinas da empresa já começaram a chegar para execução da obra – Foto: Reprodução

A obra do aeroporto ficará pronta no prazo entre 60 e 90 dias. A partir daí, será encaminhada uma documentação a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Decea, informando que o aeroporto está migrando de categoria para vôos comerciais. Após o processo, o agente regulador que é a ANAC realiza uma vistoria e nesse período a companhia já programa as aeronaves. A empresa interessada na operação entra com o pedido de inclusão da rota, informando o destino, horários e dias dos voos.

A Azul deve utilizar uma aeronave turboélice do modelo ATR-72, com capacidade para 70 passageiros, mesmo modelo que opera voos de Vitória da Conquista para Salvador e Belo Horizonte.

Os donos de aviões particulares terão que pousar em Brumado, Bom Jesus da Lapa ou Caculé durante esse período, pois o aeroporto e Caetité também segue fechado até o dia 30 de novembro para obras de melhorias. Segundo apurou a Agência Sertão, a prefeitura precisa realocar o canil municipal que fica no entorno da pista.

Caso as obras de reforço da pista do aeroporto de Guanambi não fiquem prontas até o dia 1º de dezembro, o fechamento será prorrogado.