Da Redação da Agência Sertão
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) divulgou nesta quinta-feira (27), o edital para o concurso público com 50 vagas imediatas e cadastro de reserva para o cargo de juiz.O certame será conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção
e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e pela Comissão do Concurso do TJ-BA, com acompanhamento de representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Das 50 vagas, 32 vagas são para a ampla concorrência, 3 vagas são reservadas a candidatos com deficiência e 15 vagas são reservadas a candidatos negros. O TJ-BA conta com atualmente 100 cargos vagos de Juiz Substituto, o que gera a expectativa da nomeação de muitos aprovados neste concurso.
Além do diploma de conclusão de curso superior de bacharel em Direito, o concurso exige que o candidato possua pelo menos três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito. As inscrições serão iniciadas às 10h da próxima quinta-feira, 4 de outubro, no site da Cespe, e se encerrarão às 18h do dia 5 de novembro (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 230.
Os novos juízes terão direito a uma remuneração de R$ 23.284,14 e serão lotados preferencialmente em comarcas do interior do estado da Bahia, onde se verifica o maior déficit de comarcas. A seleção será feita em cinco etapas, todas elas realizadas na capital Salvador.
– Prova objetiva (eliminatória e classificatória);
– Provas escritas (eliminatórias e classificatórias);
– Inscrição definitiva, exames de sanidade física e mental, psicotécnico e investigação social (eliminatórias);
– Prova oral (eliminatória e classificatória);
– Avaliação de Títulos (classificatória).