29.6 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

Candidatos eleitos na Bahia foram diplomados nesta segunda (17)

Entre eles Charles Fernandes e Ivana Bastos

Mais Lidas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou na tarde desta segunda-feira (17), às 15h30, a cerimônia de diplomação do governador Rui Costa, seu vice, João Leão, e dos demais eleitos em outubro para o Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

No total, 138 políticos foram diplomados na Bahia. Além do governador e vice-governador 39 deputados federais e seus 16 suplentes e 63 deputados estaduais com 16 suplentes. A solenidade aconteceu na sala principal do Teatro Castro Alves, situado no Largo do Campo Grande, em Salvador.

Dois candidatos de Guanambi foram diplomados na solenidade. A deputada Ivana Bastos (PSD) foi reeleita para o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em 2010, Ivana foi eleita pela primeira vez com 46.401 votos. Em 2014 o número de votos cresceu para 60.899 votos. Agora, ela atingiu 76.605 votos. Ivana foi a décima candidata mais votada em todo o Estado.

O ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes (PSD) concorreu ao pleito para deputado federal, obtendo 74.116 votos, ficando na primeira suplência de sua coligação e foi diplomado para assumir uma cadeira na câmara, pois o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT) foi eleito, mas teve seu registro de candidatura indeferido e não assumirá o cargo.

Charles só assumirá o posto, em definitivo, após a definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que julgará o recurso da Coligação Unidos Para Mudar a Bahia contra a candidatura do ex-prefeito ao cargo de deputado federal, por abuso de poder político cometido durantes as eleições de 2016. O TSE iniciou o julgamento na última terça-feira (11), mas foi interrompido após pedido de vista do ministro Tarcísio Vieira. O julgamento volta a pauta do TSE nesta terça-feira (18).

Prevista no artigo 215 do Código Eleitoral, a diplomação é considerada o último ato do processo eleitoral e atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse do cargo. O diploma dos eleitos foi assinado pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas