34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Guanambi fecha 2018 registrando 23 homicídios

Se a média permanecesse a somatória ultrapassaria 30 homicídios em 2018, porém a partir do segundo semestre houve uma redução considerável no número de assassinatos

Mais Lidas

Geovane Santos | Agência Sertão

Os seis primeiros meses na cidade de Guanambi foram os mais intensos de 2018, em casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Só no primeiro semestre ocorreram 17 homicídios no município. Esse total, dividido entre os meses, equivale a um quantitativo superior a duas mortes a cada trinta dias.

Se a média permanecesse a somatória ultrapassaria 30 homicídios em 2018, porém a partir do segundo semestre houve uma redução considerável no número de CVLI, registrando seis assassinatos no período. Nos meses de agosto e setembro de 2018 não houve registros de homicídios na cidade.

O levantamento foi feito a partir das informações fornecidas pela 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Apesar da queda nos últimos meses, o índice de homicídios permaneceu em relação ao ano anterior. Em 2017  foram contabilizados 21 assassinatos.

O comandante do 17º BPM Tenente Coronel Arthur Mascarenhas Fernandes, que assumiu em julho de 2018 o comando da instituição, explica que as três operações deflagradas nesse período foram preponderantes para a redução dos casos a partir do segundo semestre.

A 1ª – Operação “Força Tática” que consistia na junção de diversas viaturas em comboio fazendo patrulhamento tático – abordagem aos bares, estabelecimentos comerciais, pessoas e veículos. A 2ª – “Operação 2X2” que consistia na abordagem a dois indivíduos a bordo de motocicletas e a 3ª foi a “Operação Êxito, com vista a impedir a migração desse tipo de crime para a Zona Rural.

Segundo o comandante a redução é designada ao trabalho em conjunto das instituições de segurança. “Nós reputamos essa diminuição, de 17 para apenas quatro homicídios, ao trabalho em conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil, de investigação, ao trabalho conjunto com o ministério público e Poder Judiciário. Nosso objetivo é que haja uma redução maior ainda, agora no ano de 2019 e isso nós vamos fazer através da intensificação dessas operações e de outras que surgirem”, pontua.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas