26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Bahia emite alerta contra dengue após número de casos da doença subir 94%

Cresceu 94,1% em 2019, se comparado ao mesmo período de 2018,

Mais Lidas

O número de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, cresceu 94,1% em 2019, se comparado ao mesmo período de 2018,  que registrou 204 casos. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Neste ano, do dia 1º ao dia 18, foram notificados 400 casos da doença, em 55 municípios. Por causa do risco de surtos e epidemias, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Sesab, divulgou um alerta para os municípios, voltado para os profissionais de saúde.

As orientações, além de contemplar os casos de dengue, incluem as outras arboviroses (Zika e Chikungunya) também transmitidas pelo Aedes aegypti. Entre as recomendações da Divep voltadas para as equipes de saúde estão:  alertar os profissionais para suspeição dos sinais e sintomas compatíveis com as arboviroses, bem como mobilizar equipes de saúde para medidas de prevenção e controle.

O alerta ressalta a necessidade de  fortalecer e alinhar comunicação entre as equipes de atenção à saúde, vigilância epidemiológica e controle vetorial; intensificar as ações de controle vetorial nas áreas com registro de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses e/ou elevados Índices de Infestação Predial  (IIP); monitorar semanalmente os casos, mapeando áreas de risco e adotar medidas de controle capazes de reduzir o número de casos.

De acordo com  o BNews,  será intensificada a capacitação dos profissionais de saúde da rede pública a fim de aperfeiçoar o diagnóstico diferencial para zika em gestantes, priorizando as coletas de amostras nos cinco primeiros dias.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas