26.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Provas do Enem vão mudar para economizar papel e recursos

Uma delas altera a forma de obter os dados biométricos dos estudantes

Mais Lidas

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terão uma nova diagramação para economizar papel. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as folhas de rascunho personalizadas serão substituídas por espaços em branco nos Cadernos de Questões que servirão de apoio aos candidatos na hora de elaborar os cálculos e a redação. Além dessa medida, o Instituto prepara outras mudanças para gerar uma economia de R$ 42 milhões na aplicação de exames e avaliações.

Uma delas altera a forma de obter os dados biométricos dos estudantes. A partir do Enem 2019, será adotada uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Antes, isso era feito por uma lâmina de grafite, individual.

Outra frente de ação para redução dos custos são as capacitações de todos os colaboradores envolvidos com a aplicação. O volume de capacitações presenciais será reduzido e as capacitações no formato de Educação a Distância (EAD) serão ampliadas e melhoradas por meio de uma plataforma online. A medida eliminará gastos com passagens aéreas e terrestres, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do País.

Segundo o presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, a redução de gastos pode ser ainda maior. “Ao longo do ano, com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais”.

Todas essas ações são resultado do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep.

 As provas do Enem 2019 serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. O edital do exame será publicado em março e, no mês seguinte, de 1º a 10 de abril, os participantes poderão solicitar isenção de taxa ou justificar a ausência na prova do ano passado. O período de inscrições vai de 6 a 17 de maio.

*Informações do Inep

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas