20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Ciclone em formação no Brasil recebe o nome de ‘Iba’

Mais Lidas

A partir deste sábado (23), um ciclone com possíveis características tropicais, pode ser formado ao lesta de Bahia e do Espírito Santo. A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) acompanham a evolução do fenômeno.

O fenômeno deve ser classificado como uma Depressão Tropical já neste sábado. Caso a intensidade dos ventos observados venha a superar 61 km/h, o fenômeno será reclassificado como Tempestade Tropical “Iba”, expressão em tupi-guarani que significa “ruim”. A nomenclatura será oficialmente estabelecida por meio de Aviso Especial publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima.

Segundo nota emitida pela Marinha do Brasil, o ciclone pode permanecer atuando no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26. O fenômeno está associado a convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 29ºC e 30ºC, portanto acima de sua média climatológica para o mês.

São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro
(BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul deste trecho até Vitória (ES) e ao Norte até Salvador (BA), com ondas até 2,5 metros, entre o dia 23 pela manhã e o dia 24 à noite.

A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa. A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico. A Marinha do Brasil, o INMET e o CPTEC/INPE acompanharão a formação e a atuação deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites:

https://www.marinha.mil.br/chm/

http://www.inmet.gov.br/portal/

https://www.cptec.inpe.br/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas