22.7 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista
Home Destaques IF Baiano debaterá meio ambiente e recursos naturais do semiárido em Guanambi

IF Baiano debaterá meio ambiente e recursos naturais do semiárido em Guanambi

0
IF Baiano debaterá meio ambiente e recursos naturais do semiárido em Guanambi

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizará nos dias 5 e 8 de junho, o III Encontro Meio Ambiente em Discussão. Esta edição do evento terá como tema “Recursos naturais no semiárido baiano”. O encontro terá programação no IF Baiano e também no auditório da Câmara Municipal de Guanambi.

No primeiro dia, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos (Pesma) será tema de uma roda de conversa logo após a abertura. A atividade terá a participação do arqueólogo e professor da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) Joaquim Perfeito, do ambientalista José Carlos Lélis e do ex-gestor do Pesma e representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi, Lailton Câmara.

Pela tarde, o engenheiro agrônomo e gestor ambiental Ricardo Garcia da Silva palestrará com o tema “Meio Ambiente do ponto de vista humano”. Durante todo o dia, estudantes do terceiro ano apresentação performances culturais relacionadas ao Pesma. A programação ainda inclui visitação aos canteiros rústicos e o plantio de árvores no Campus Guanambi.

À noite, a programação acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Guanambi. Será realizada uma mesa redonda com o tema “Agrotóxicos – Impactos na Saúde e no Ambiente”. O debate contará com a presença de especialistas sobre o tema.

As atividades do evento serão retomadas no sábado, 8 de junho, no Campus Guanambi. Os desafios e perspectivas dos recursos naturais no semiárido baiano serão debatidos por representantes de empresas das áreas de energia solar e eólica, do meio acadêmico, da promotoria de justiça de meio ambiente e de movimentos sociais.

A organização do encontro está sendo coordenada pelas professoras Jussara Telma, Polliana Oliveira e Sofia Rebouças. Segundo as organizadoras, o encontro visa oferecer um ambiente de discussão sobre as questões ambientais, buscando sensibilizar a sociedade em relação à atuação dos cidadãos sobre uso e conservação dos recursos ambientais e na busca por soluções no que tange a racionalização no uso desses recursos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/06/2019 Manhã – Auditório do Campus

08h00 – Abertura

08h20 – Apresentação Cultural – 3º AB – tema: A Serra dos Montes Altos: Biodiversidade 09h00 – Roda de Conversa: “A Serra dos Montes Altos – Dinâmicas e paisagens”

  • Joaquim Perfeito da Silva (Arqueólogo do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade do Sudoeste da Bahia – Uesb)
  • José Carlos Lélis Costa (Ambientalista – Guanambi)
  • Lailton Câmara (Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Guanambi)

11h00 – Apresentação Cultural – 3° BA – tema: O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos – Uso e Políticas Públicas

Tarde – Auditório do Campus

13h30 – Apresentação Cultural – 3º CA – tema: Racionalidade Ambiental sob o viés do IF Baiano – Campus Guanambi

14h00 – Palestra: “Meio Ambiente do ponto de vista humano (Ricardo Garcia da Silva – Eng. Agrônomo e Gestor Ambiental)

15h30 – Apresentação Cultural 3º AI – tema: A Educação Ambiental que Merecemos

16h00 – Visitação aos canteiros rústicos nas dependências do Campus Guanambi

17h00 – Plantio de mudas nas dependências do Campus Guanambi

Noite – Auditório Câmara de vereadores de Guanambi

19h00 – Mesa redonda: “Agrotóxicos – Impactos na Saúde e no Ambiente”

  • Elder Assis Miranda, Pesquisador Pós Doutorando – Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do Departamento de Ciências Biológicas – DCB (Uesc).
  • Representante do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
  • Felizarda Viana Bebé, professor do IF Baiano – Campus Guanambi. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo)

Dia 08/06/2019 Manhã – Auditório do Campus

08h – Mesa Redonda: “Desafios e Perspectivas dos Recursos Naturais no Semiárido Baiano”

  • Wagner Valter Dutra Junior (UNEB – Campus VI – Representante Acadêmico)
  • Jailson Trindade Neves (Ministério Público Estadual – Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente – Representante Jurídico)
  • Gabriel Artur Reis Tavares (Supervisor Meio ambiente Brookfield Renewable – Representante do setor de energia eólica)
  • Danilo Costa Bonfim (Sollar Company – Representante do setor de energia solar)
  • Gilmar Ferreira dos Santos (representante da Comissão Pastoral da Terra)

Painéis temáticos

Deixe uma resposta