Deputada esteve em Iuiú na última sexta-feira (31) - Foto: Portal Vilson Nunes

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD-BA) concedeu entrevista na última sexta-feira (31), em Iuiú, onde afirmou confiar no licenciamento dos órgãos do Governo do Estado e no projeto apresentado pela Bahia Mineração (Bamin) para construção de uma barragem de rejeitos do projeto Pedra de Ferro. A entrevista foi concedia ao radialista Vilson Nunes e ao Portal Folha do Vale.

A deputada disse ser a favor do debate, no entanto criticou a atitude daqueles que, segundo ela, estão jogando para a plateia. “Eu acho que tem que se ter responsabilidade, não dá para jogar para a plateia, e eu vi ali na Câmara de Vereadores, muita gente jogando pra plateia. Eu acho que precisa se estudar o projeto, precisa ver a viabilidade do projeto e a responsabilidade do projeto, porque a gente sabe que é o desenvolvimento chegando, claro que não quero que aconteça o que aconteceu em Brumadinho, que não quero que aconteça o que aconteceu em Mariana, de jeito nenhum, mas a Bahia Mineração tem nos mostrado na Assembleia Legislativa um projeto de responsabilidade, e eu confio muito no governador Rui Costa, na sensibilidade do governador e na responsabilidade do governador, o governo do estado não daria uma licença se não tivesse segurança“, respondeu Ivana ao radialista Vilson Nunes. (ouça o trecho da entrevista)

A deputada disse ainda que muitas pessoas que estão engajadas no assunto não querem dialogar. Ela disse ainda que é preciso conhecer o projeto e comprovar o risco, para aí sim poder criticar.

Na semana passada, representantes da Bamin estiveram na reunião ordinária da Câmara Municipal de Guanambi, onde apresentaram o projeto e ouviram questionamentos da população e dos vereadores. Representantes da empresa garantiram a segurança e a sustentabilidade da barragem, população e vereadores se posicionaram contrários ao projeto.

Na próxima quinta-feira (6), uma manifestação contra a construção da barragem está marcada para acontecer às 7h30, na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz).

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Confira o áudio desta notícia

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui