25.8 C
Guanambi
20.8 C
Vitória da Conquista

Atleta Guanambiense vai disputar o Pan-Americano com chances de medalha

Mais Lidas

Geovane Santos | Agência Sertão

O atleta Carlos de Oliveira Santos, o Cachorrão, representará o Brasil, a cidade de Guanambi (BA) e a cidade de Bebedouro (SP) no Pan-americano de Lima – Peru 2019. A vaga para os Jogos foi garantida em uma competição nos Estados Unidos da América (EUA).

Recentemente, Oliveira disputou os 1.500m do Sul-Americano de atletismo no Peru, no dia 25 de maio, e conquistou o terceiro lugar em uma disputa acirrada do começo ao fim. A diferença dele para o campeão da prova foi inferior a um segundo.

Foto: arquivo pessoal

Oliveira tem 29 anos, é natural de Guanambi (BA), mas sua família reside na fazenda Lagoa da Tabua, zona rural do município. Carlos iniciou no atletismo no ano de 2001 na tradicional corrida do Suruá, comunidade de Guanambi.

Em busca de melhores condições financeiras, o jovem saiu de Guanambi em 2008 e se mudou para a cidade de Terra Rocha no interior do estado de São Paulo (SP), onde foi trabalhar no corte de cana-de-açúcar. O atleta cortou cana até os 20 anos de idade até ser descoberto pelo treinador Antônio Alves dos Santos, o Toninho, que é o coordenador geral da Associação Bebedourense de Atletismo na cidade de Bebedouro. Em 2011, Carlos começou a competir, mas somente em 2014 pode dedicar integralmente ao atletismo.

Nessa fase de sua vida, intensificou seus treinos e garantiu a participação em um dos maiores eventos do atletismo nacional – a corrida de São Silvestre. Seu desempenho chamou a atenção de membros da Equipe Pé de Vento de Atletismo do Rio de Janeiro, que contrataram o atleta. Atualmente Carlos reside em Bragança Paulista e pertence a equipe do Esporte Clube Pinheiros.

O guanambiense tem grandes chances de garantir pódio em Julho, deste ano, nos Jogos Pan-Americanos de Lima. A atuação no Sul-Americano, no final do mês passado, evidência essa possibilidade. “Foi uma sensação incrível poder conquistar uma medalha em uma competição internacional, agora estou treinando firme para que esse feito possa se repetir no Pan-Americano”, acredita Carlos.

O atleta comemora a última conquista, mas já planeja competir na Europa após a disputa do principal evento de atletismo do continente americano. “No momento tenho algumas competições aqui no Brasil mesmo, mas após o Pan-Americano, estamos com o planejamento para competir na Europa”, planeja.

Para Oliveira os desafios enfrentados durante a sua trajetória e a característica de persistir, mesmo em meio as adversidades, impulsionaram a carreira de sucesso. “Eu sempre gostei de ser desafiado, sou dedicado em tudo que faço e sempre quis estar entre os melhores, é uma meta que eu tenho desde pequeno. Nunca gostei de perder. Então eu acho que isso ajudou um pouco a chegar no alto rendimento do atletismo”, pontua.

No próximo domingo (16), oliveira vai competir no Desafio Brasil de atletismo nas dependências do Centro Paralímpico Brasileiro, na Rodovia dos Imigrantes, s/nº, Vila Guarani, em São Paulo.

Confira o áudio desta notícia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas