Ruy Abrante / Agência Sertão

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), promoverá nesta terça-feira (9), às 14 horas, uma audiência pública para discutir a Irrigação do Vale do Iuiú. A programação ocorrerá na Câmara dos Deputados em Brasília.

A Audiência Pública contará com a presença de prefeitos, secretários de agricultura e presidentes das Câmaras de Vereadores das cidades envolvidas no projeto. A decisão pela realização da audiência foi tomada durante a Comissão de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, em maio, após o Deputado Federal Charles Fernandes solicitar.

Para defender o pedido à época, o deputado ressaltou o histórico da região e a importância do projeto para modificar o perfil sócio econômico da localidade. Com isso, a audiência foi aprovada por unanimidade.

O projeto de Irrigação do Vale do Iuiú é um sonho antigo de proprietários de terras na região. Caso seja concretizado, proporcionará geração de emprego e renda com impacto direto na economia do estado.

O Projeto de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), tem capacidade para irrigar 40 mil hectares e vem se arrastando por várias décadas, já tendo 9 mil hectares desapropriados, com alta capacidade para a produção de grãos e frutas.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Em janeiro deste ano, um grupo de investidores composto por um brasileiro, quatro noruegueses e um franco-suíço, esteve visitando a área de terras agricultáveis no município de Iuiú. O objetivo da visita foi avaliar o potencial da região para receber investimentos na área de irrigação. O grupo investe em projetos de agricultura em vários países do mundo. No entanto, até o momento o grupo não se pronunciou sobre os resultados da visita.

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui