34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Sessão Solene homenageia o Centenário de Guanambi na Câmara dos Deputados em Brasília

Mais Lidas

A Câmara dos Deputados realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Centenário de Guanambi, na manhã desta quarta-feira (07). A solenidade iniciou por volta das 9h30, com transmissão para todo o Brasil via TV Câmara.

O ato estava marcado para acontecer às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães, no entanto, em razão da votação da reforma da previdência, a ação foi antecipada para às 9h. Por falta de Quórum, o inicio da sessão acabou tendo um atraso.

Além da TV Câmara, a cerimônia também foi transmitida pelo portal e demais canais oficiais da Câmara dos Deputados nas redes sociais e Youtube. A solenidade foi presidida pelo deputado Federal Charles Fernandes, ex-vereador e ex-prefeito do município.

Na ocasião, o Grupo Quinteto Ramos Musical de Guanambi interpretou o Hino Nacional Brasileiro. A ação contou ainda com a participação de várias lideranças políticas da cidade como – o Prefeito Jairo Magalhães, vice Hugo Costa, vereadores, secretários municipais e dezenas de cidadãos.

Além disso, a educação regional esteve representada pelo Diretor da Universidade do estado da Bahia (Uneb) campus Guanambi, Domingos Rodrigues, pelo Reitor do Centro Universitário – UniFG, Georgheton Nogueira e pelo diretor do IF- Baiano – Campus Guanambi, Carlito José de Barros.

O diretor da Uneb iniciou sua fala na sessão, pontuando os 28 anos de existência da Uneb em Guanambi e suas contribuições. “Ao longo desses 28 anos foram desenvolvidas pesquisas, extensão que vem contribuindo com o avanços na educação, na saúde, na economia e na gestão, o que tem beneficiado os filhos guanambienses. Temos responsabilidade com a história de Guanambi, com a universidade pública e com as gerações futuras que muito irão beneficiar a cidade, com as riquezas da Uneb”, acredita Rodrigues.

Em seu discurso no plenário da câmara, Georgheton Nogueira perpassou pela história dos guanambienses e as experiências que permitiram uma transformação econômica e social na cidade. “Guanambi nos guarda uma rica mensagem de respeito aos nossos antepassados que insistiram na viabilidade de um território marcado por ressalvas da sua condição de semiárido, onde a irregularidade e a escassez das chuvas impuseram um duelo constante com a existência humana, mas também ajudou a conformar uma racionalidade viçosa no fazer, resiliente no adequar, corajosa no enfrentar e confiante no refazer. Traços que dão forma, conteúdo a uma cultura empreendedora que define a natureza da cidade de Guanambi”, pontua Nogueira.

Uma das surpresas da sessão foi o discurso de Manoel Pimentel, representante da comunidade remanescente quilombola de Queimadas, em Mutans, distrito de Guanambi. Pimentel explica que na comunidade existem 118 famílias e 426 pessoas que juntamente com o município de Guanambi estão de parabéns por serem bem representados no Congresso Nacional.

A solenidade durou pouco mais de 2h e discursaram ainda, diversas lideranças políticas da região de Guanambi.

Assista a íntegra da Sessão Solene

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas