Em janeiro de 1992, as lentes de Onílio Rodrigues Júnior capturavam pela primeira vez um fato histórico de Guanambi. As fortes chuvas que assolaram a região naquela época provocaram uma série de alagamentos e desmoronamentos, deixando muitos desabrigados ou ilhados na cidade e na Zona Rural.

As imagens foram exibidas em telejornais à época e Onílio virou um correspondente informal de vários jornais do Brasil que publicaram sobre a grande enchente. As imagens mostram a última vez que a barragem de Ceraíma sangrou, a cidade alagada, os estragos da chuva, a ajuda aos desabrigados e o pouso do avião Hércules do Exército trazendo barracas e mantimentos.

De lá para cá, a paixão pelo registro dos acontecimentos da cidade rendeu uma memória digital significativa, o maior acervo em vídeo nos 100 anos da cidade. A câmera foi comprada em 1989 quando nasceu seu único filho, a intenção era registrar os momentos familiares com o bebê e com a esposa Maggi Salete.

Panasonic M 2000, primeira câmera usada por Onílio

No entanto, após a repercussão das imagens da enchente, além dos registros familiares, Onílio captou com sua Panasonic M 2000, políticos como Antônio Carlos Magalhães e Binha Teixeira, único registro em vídeo de uma entrevista do ex-prefeito, conhecido como “eterno prefeito do povo”, além de jogadores de futebol, artistas e gente comum do cotidiano da cidade.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 




Com a proximidade do Centenário de Guanambi, muitas pessoas recorreram à TV Beija-Flor para rememorar momentos marcantes das últimas décadas na cidade. Internautas compartilharam em peso os registros cinematográficos nas redes sociais.

Hoje a página no Facebook e o Canal do Youtube da TV Beija-Flor são acessadas por milhares de pessoas que vão em busca dos fatos do passado e também do presente. Além de cinegrafista amador, Onílio  escreve crônicas e poesias num estilo bem popular, recentemente ele publicou um dicionário informal com gírias e expressões usadas no passado e presente no vocabulário dos guanambienses. Aos 55 anos, ele completou 40 como funcionário público municipal, atualmente ele trabalha como superintendente da Secretaria de Saúde.

Em 2017, quando a TV completou 25 anos, Onílio publicou um compilado com os momentos mais marcantes da história.




Veja alguns dos vídeos mais populares da TV Beija-Flor.

 


Entrevista com Binha Teixeira em 1993 (último registro do político em vida)

 


Sepultamento de Binha Teixeira

 


Prefeitura de Guanambi em 1993

 


Alagamentos causados pela chuva em fevereiro de 2017


Barragem do Poço do Magro sangra pela primeira vez após fortes chuvas em 2016.


O registro do sepultamento do médico Paulo Lélis em 2016


Enchentes de 1992

 

Barragem de Ceraíma, próxima de sua capacidade máxima em 2016

O compilado de imagens das enchentes de 1992 com a presença de Antônio Carlos Magalhães

Barragem de Ceraíma em 1992

Dupla André e Mazinho em 1994

Gegê Bakana

Avenida Castelo Branco – 1991




Esquadrilha da Fumaça em Guanambi

Banda Mastruz com Leite em Guanambi – 1995

Procissão de Santo Antônio – 1994

Veja mais vídeos da TV Beija-Flor

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui