Estudantes do Centro UniFG conquistaram cinco medalhas de ouro nos Jogos Universitários da Bahia (Juba) 2019. As conquistas foram no katarê, três no individual e uma por equipes, todas no feminino, além do basquete 3×3, campeã do torneio.
Ao todo, 43 atletas da instituição participaram do Juba 2019. Além do karatê e basquete 3×3, a UniFG inscreveu seleções femininas e masculinas no handebol e no futsal.
No karatê, as estudantes de direito Jaine Santos e Raquel Cunha e de fisioterapia, Aline Cotrim, conquistaram as medalhas de ouro em suas categorias. O bom resultado do trio rendeu a medalha de ouro por equipes à UniFG.
A equipe de basquete 3×3 chegou ao ouro ao vencer as três partidas da fase classificatória – Unimes (W.O), Uneb de Caetité (21×01), Uesc (19×06). Na semifinal o equipe venceu a Ufob e encarou a Jacobina na final. Vencendo pelo placar de 16×15, após o jogo entrar em prorrogação. A equipe foi formada pelos estudantes Murilo Lopes (Farmácia), Kaique Meira (Direito), Ismael Ledo (Farmácia).
Os medalhistas do karatê e do basquete 3×3 foram classificados para a fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), previstos para acontecerem de 21 a 28 outubro deste ano.
Os jogos foram sediados no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas e em outros equipamentos esportivos da Região Metropolitana de Salvador. A competição é promovida pela Federação Universitária Baiana de Esportes (FUBE).
A competição teve as seguintes modalidades – futsal, basquete (tradicional e 3×3), handebol, vôlei, ciclismo, judô, natação (inclusive paradesportiva), vôlei de praia, skate, karatê, jogos eletrônicos e JUBA acadêmico.
Cerca de 1.300 alunos atletas participam desta edição do Juba. Eles são de 42 instituições de ensino superior espalhadas por 19 municípios baianos