29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Meteorologia aponta possibilidade de ventos fortes em Guanambi e Região até o fim de semana

Mais Lidas

Os institutos de meteorologia estão apontado para a possibilidade de ventos fortes em Guanambi e Região a partir da madrugada desta quinta-feira (22). Segundo as previsões, os ventos devem atingir velocidade média na casa dos 50 Km/h e rajadas que devem superar os 70 Km/h.

A semana que começou com trégua no frio deve terminar mais fria. O vento deve  contribuir para a diminuição da temperatura e também a sensação térmica. As mínimas deverão voltar a ficar abaixo dos 20ºC entre o fim das madrugadas e inícios das manhãs.

Na tarde desta terça-feira (20) foi registrada a máxima de 33,6ºC. A partir de quinta-feira, a previsão é de que os termômetros não passem dos 30ºC, com mínimas abaixo dos 20ºC.

Na última sexta-feira (16), a Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, registrou rajadas de vento de 68,8 Km/h. Não foram registrados danos materiais de grande proporção, houve apenas aumento na demanda de serviços das empresas que fazem manutenção de antenas. Muitas foram danificadas com o vendaval.

As previsões de longo prazo indicam que o tempo frio deverá avançar pelo mês de setembro, com alguns dias mais quentes alternados.

Em relação à possibilidade de chuva, os prognósticos apontam que as primeiras precipitações deverão ocorrer na região em meados de outubro, com possibilidade e intensificação nas primeiras semanas de novembro.

Sobre os ventos que devem se intensificar no final dessa semana, os modelos meteorológicos apontam a formação de um forte um sistema de alta pressão atmosférica no Atlântico Sul, que impulsionará os ventos alísios de sudeste que são frios, levando muita umidade do mar, ocasionado pancadas de chuva e mar revolto em todo litoral desde o Rio de Janeiro até a Bahia com possibilidade de expandir a nebulosidade da faixa litorânea até as regiões centrais da Estado.

Estas condições podem fazer garoar no sertão baiano, principalmente nas regiões de maior altitude na Serra Geral, como o distrito de Morrinhos em Guanambi e regiões de cidades circunvizinhas como Caetité e Pindaí.

As rajadas de ventos mais potentes poderão ser observadas na madrugada de sábado para domingo (25).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas