20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Mulheres vítimas de violência doméstica terão botão de emergência em Salvador

Mais Lidas

Salvador contará com um novo serviço para as mulheres vítimas de violência doméstica. Será lançado nesta quinta-feira (22) um sistema de monitoração eletrônica de quem possui medida protetiva, que inclui um equipamento chamado “botão do pânico”.

As responsáveis por apresentar o sistema serão a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, e da presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Desembargadora Nágila Maria Sales Brito.

O botão do pânico promete aumentar ainda mais a proteção da vítima, já que trata-se de um dispositivo que ficará conectado com a tornozeleira do acusado. Quando ele se aproximar da vítima, uma chamada será acionada na polícia

A tornozeleira eletrônica mostra a localização da pessoa que está proibida de chegar perto de outra e alerta quando o monitorado frequenta locais proibidos, como a casa da vítima. Esse monitoramento ajuda a garantir o cumprimento de medidas protetivas.

Todos os dados são enviados para uma central, que acompanha todas as movimentações, comunicando à Justiça possíveis descumprimentos.

O lançamento de todo o sistema ocorrerá às 9h, no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Na ocasião, serão apresentadas as funcionalidades e benefícios do uso da tornozeleira eletrônica por acusados de violência doméstica, e também do botão do pânico.

Devem comparecer ao lançamento o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, além de representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA); a Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, da Defensoria Pública da Bahia; as Polícias Civil e Militar; a Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e as Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas