Anúncio
Policial

Reprovação de Bolsonaro chega a 55,7% na Bahia, diz pesquisa

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Bahia Notícias, aponta que o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem o governo reprovado por 55,7% dos eleitores baianos

Quando a primeira pesquisa foi publicada em fevereiro de 2019, apenas dois meses após a posse, o índice de desaprovação era de 35,3%. Em relação aos baianos que aprovam o Governo, o percentual caiu de 57,7% em fevereiro para 38,2% em agosto.

Ainda segundo o levantamento, 28,6% dos eleitores baianos consideram a gestão como regular, 15,5% boa e apenas 8,6% ótima. Na outra ponta, 31,3% dos entrevistados avaliam o governo Bolsonaro como péssimo, enquanto 13,6% acharam ruim.

2022

O questionário da pesquisa incluiu ainda uma simulação para a presidência em 2022, colocando como adversário de Bolsonaro o Governador Rui Costa. Nesta simulação, Rui teria 32% dos votos contra 21,8% de Bolsonaro, que acabaria na segunda colocação.

O cenário também testou Ciro Gomes (PDT), que terminou na terceira colocação com 18,6%, o governador de São Paulo João Dória (PSDB), que aparece na quarta colocação com 4,1%, e João Amoedo (Novo), com 3,5%. Candidato pelo PSOL em 2018, Guilherme Boulos ficou na última colocação neste cenário com 1,7%.

Quando Rui é substituído por Fernando Haddad (PT), o ex-prefeito de São Paulo e candidato do PT em 2018 aparece empatado tecnicamente com o atual presidente. Neste cenário, Bolsonaro teria 22,9% e Haddad 22,8%. Com Haddad, Ciro Gomes, do PDT, fica também à frente pela margem de erro com 22,5%. Também pontuam na estimulada o governador de São Paulo João Doria (4,5%), João Amoedo (4%) e Guilherme Boulos (1,6%).

A pesquisa ouviu 1.544 eleitores de 66 municípios baianos, durante os dias 17 a 21 de agosto de 2019. A amostra representativa da Bahia atinge um nível de confiança de 95,0%, para uma margem de erro estimada em 2,5% para mais ou para menos.

Anúncio

Atenção ao Nordeste

A pesquisa ainda apontou que para a maioria dos eleitores baianos, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) dá menos atenção ao Nordeste do que para outras regiões do país. Entre os entrevistados ouvidos, 52,2% concordaram com a afirmação.

Rejeição ao apoio

Para 40,8% do entrevistados ouvidos em Salvador, o apoio de Jair Bolsonaro não interferiria na vontade de votar no candidato a prefeito da Capital em 2020. Já para 36,8%, o apoio do presidente Jair Bolsonaro diminuiria a vontade de eleger o candidato. Outros 18,6% apontam que sua vontade aumentaria caso Bolsonaro apoiasse um candidato na disputa soteropolitana. Apenas 3,8% não sabiam ou preferiram não opinar.

Segundo o Bahia Notícias, o PSL, partido do presidente, quer indicar o candidato a vice-prefeito numa eventual chapa encabeçada por Bruno Reis (DEM). Ainda segundo o site, aliados do atual vice-prefeito de Salvador o aconselharam a evitar a exposição junto à legenda, para não sofrer com o eventual desgaste político do presidente.

Rui Costa

A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa aponta que o governador Rui Costa tem aprovação de 69,6% do eleitorado baiano. Apenas 25% dos entrevistados reprovaram o Governo do Estado. O restante, 5,4%, não souberam ou preferiram não opinar.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de agosto de 2019 09:39

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio