32.7 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

Governo desapropria área para construção de ponte sobre rio São Francisco entre Barra e Xique-Xique

Mais Lidas

O governador Rui Costa (PT) assinou decreto nesta segunda-feira (2), autorizando a desapropriação de uma área de 40.800 m², às margens das BAs 160 e 161, no município de Barra.

A local servirá para a construção da Praça de Pedágio e da Ponte sobre o Rio São Francisco. O acesso vai ligar o município à BA-052 e ao município de Xique-Xique. Atualmente o transporte de um lado para o outro do rio é feito por balsas.

A área desapropriada será indenizada pela empresa Estrada do Feijão SPE S/A, Concessionária da Rodovia, com apoio da Secretaria de Infraestrutura, autorizada a promover os atos administrativos e judiciais para a efetivação da desapropriação.

O consórcio formado pela formado pelas empresas SVC Construções Ltda e Paviservice Serviços de Pavimentação Ltda foi o vencedor da licitação para Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão patrocinada, para a operação, manutenção e revitalização do sistema viário da BA-052 e a construção da ponte-travessia sobre o rio São Francisco.

O contrato prevê o investimento de mais e R$ 700 milhões nos 20 anos de concessão. A licitação está concluída desde agosto do ano passado.

O consórcio irá realizar a revitalização e manutenção do trecho e explorar a cobrança de pedágio. A concessão pode ser renovada após o período mediante clausulas contratuais.

A ponte terá pouco mais de 1 Km de extensão e vai facilitar o acesso dos moradores de Barra a Feira de Santana e Salvador. Também servirá como canal de escoamento agrícola do Norte da Bahia.

Veja mais notícias sobre o rio São Francisco

Sistema Viário BA-052

Rodovia BA-052 (461,1 km), com início no entroncamento com a BR-116 e fim no entroncamento com a BA-160, no km 316 desta, dentro da área urbana do Município de Xique-Xique.

Rodovia BA-160 (85,5 km), com início no entroncamento com a BA-052 e fim no trecho 9.000/BA-160 do Sistema Estadual Rodoviário da Bahia, apêndice de ligação com a BA-161, até a margem do Rio São Francisco.

Ponte-travessia sobre o Rio São Francisco que interligará os Municípios de Xique-Xique e Barra (1,04 km), ambos localizados no Estado da Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas