23.6 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Importante vacina para recém nascidos está em falta nos postos de saúde de Guanambi

Mais Lidas

A vacina de Bacillus Calmette-Guérin (BCG) que é responsável por imunizar contra a tuberculose os recém nascidos, está em falta em Guanambi. No entanto, o fornecimento não é de responsabilidade no município e sim, do Governo Federal.

O secretário de saúde de Guanambi, André Moitinho, afirmou que a escassez da vacina persiste em várias cidades brasileiras, incluído Guanambi.

De acordo com informações, o Ministério da Saúde interrompeu a distribuição e em algumas cidades já não têm como aplicar a dose, como é o caso de Guanambi. O órgão federal afirmou em nota ao G1, que as doses passam por testes para controle de segurança pelo Instituo Nacional de Controle e Qualidade em Saúde.

Em contato com a BRL Distribuidora de Vacinas Ltda, foi confirmado a suspensão da  vacina no país. “Atendendo sua solicitação, informamos que temporariamente, suspendemos a comercialização de nossos produtos, Imuno BCG 40mg e Vacina BCG, durante o período que estamos sob fiscalização”, afirma o comunicado.

A Diretória Núcleo Regional de Saúde, antiga Dires, afirma que essa semana chegará mais vacina ao município. “Não é falha do estado, é uma questão do laboratório produtor. Mas essa semana já chega um lote em Guanambi”, relata a direção do Núcleo.

A previsão é que enquanto o Ministério da Saúde não normalizar a distribuição da vacina, o estado pretende remanejar os estoques para evitar a falta em alguns municípios. No entanto, a quantidade é insuficiente para garantir total cobertura, haja vista que apenas 68% da cota mensal esta sendo disponibilizada.

Vacina BCG

A Vacina BCG é uma vacina indicada para prevenção da tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento. Esta vacina não impede a infecção nem o desenvolvimento da doença, mas impede que ela evolua e previne, em maior parte das crianças, as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, por isso, está incluída no calendário básico de vacinação da criança.

A vacina BCG é composta por bactérias da estirpe Mycobacterium bovis (Bacillus Calmette-Guérin), com virulência diminuída, que estimulam o organismo a produzir anticorpos contra esta doença.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, sendo normalmente administrada na maternidade ou no posto de saúde. Em hospitais ou clínicas particulares a vacina pode ter um preço de cerca de 110 reais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas