28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Uso da tecnologia contribuiu para a redução de crimes em Guanambi

Mais Lidas

O Ten. Cel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, apresentou aos colegas comandantes, as inovações tecnológicas que estão contribuindo com a redução de crimes em Guanambi.

A apresentação ocorreu na presença do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Cel. Anselmo Alves Brandão, e do Colegiado de Coronéis da PM. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Vitória da Conquista.

Reunião do Colégio de Coronéis aconteceu em Vitória da Conquista – (foto: divulgação / 17ºBPM

Em entrevista à TV Sudoeste, o comandante afirmou que a cidade está há um ano e dois meses sem registro de roubos a estabelecimentos comerciais. Ele também disse que os casos de homicídios foram reduzidos significadamente na cidade.

Segundo Mascarenhas, a série de medidas tecnológicas adotadas no Batalhão de Guanambi surtiram efeito positivo no combate à criminalidade, reduzindo consideravelmente as ocorrências criminais. Ele acredita que as ferramentas podem se tornar um projeto piloto e a ser aplicado em toda a corporação.

“É um projeto de comunicação tecnológica, geoprocessamento, georreferenciamento, localização das viaturas em tempo real, patrulhamento através de drones e registro de ocorrências digitais em tempo real, para maior controle e eficiência do serviço policial”, disse.

Dentre as medidas apresentadas, está a implementação do Registro de Ocorrências Policiais Digital (ROP-D), que permite ao policial militar registrar todas as ocorrências em formato digital, online, onde as ocorrências são enviadas ao Centro de Operações do Batalhão de forma instantânea, oportunizando ao Comando reorganizar o policiamento conforme a demanda local em tempo real.

As viaturas do 17º Batalhão foram atualizadas com um sistema de Global Position System (GPS), incorporado ao Centro Integrado de Comunicações (CICOM) e ao Google Earth, fazendo com que o Operador de Rádio visualize a viatura mais próxima da ocorrência.

Também foi implantado um aplicativo que torna a comunicação com as viaturas mais rápida e eficiente. Mascarenhas avalia que os aplicativos tornam o atendimento ao cidadão muito mais rápido e eficiente.

Outra ação com recursos tecnológicos implantada foi a utilização de drones nas ações de patrulhamento aéreo, bem como sua efetividade na atividade Policial Militar.

Segundo Mascarenhas, “tais medidas estão em conformidade com o plano estratégico da corporação, e as diretrizes do Coronel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar, entretanto, o mais importante é que essas medidas irão melhorar consideravelmente a prestação de serviço ao cidadão baiano e servirá de projeto piloto para toda a Polícia Militar da Bahia”, comentou.

O 17º BPM foi beneficiado com 11 novas viaturas, duas motocicletas, 7 smartphones e um drone. A entrega dos equipamentos aconteceu no início do mês de agosto.

Além destas medidas implantadas pelo 17º BPM, 48 câmeras de segurança, instaladas em pontos estratégicos da cidade, enviam as imagens para uma central de monitoramento no Cicom, onde são analisadas e armazenadas.

*Com informações da Ascom da PMG

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas