23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Candidatos têm até quarta-feira para pedir isenção de taxa do vestibular da Uneb

Mais Lidas

Candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do vestibular 2020 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) devem ficar atento ao prazo.

As inscrições serão abertas nesta terça-feira (15) e o prazo para pedido de isenção da taxa de R$ 100 termina já na quarta-feira (16).

Podem fazer a solicitação os candidatos oriundos da educação básica da rede pública de ensino do Estado da Bahia, servidores das universidades estaduais do Estado, filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau.

O quantitativo de vagas para isenção no Processo Seletivo Vestibular 2020 corresponde a 5% (cinco por cento) do número de inscritos pagantes, por Campus, no Processo Seletivo Vestibular 2019.

A seleção para a contemplação da isenção será realizada em duas etapas distintas.

Na primeira etapa, os candidatos pleiteantes à Política de Isenção serão selecionados e classificados em ordem decrescente conforme o quantitativo de vagas e de acordo com a pontuação alcançada na média aritmética obtida a partir dos seguintes critérios:

  • Para o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente será considerada a média aritmética das disciplinas Português e Matemática, cursadas em todo o período;
  • Para os candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio ou equivalente, será considerada a média aritmética das disciplinas Português e Matemática, cursadas na 1ª e 2ª séries.

A segunda etapa consiste na analise da documentação apresentada pelo candidato. Os selecionados na primeira etapa deverão enviar cópia do documento de identidade (RG) e 0 Histórico Escolar, ou documento equivalente, para analise dos dados nele contidos.

A relação dos candidatos selecionados na primeira etapa da Política de Isenção será divulgada pela Internet, nos endereços eletrônicos www.uneb.br e www.vestibular.uneb.br, no dia 18 de outubro de 2019.

O prazo para a entrega dos documentos será de 21 a 23 de outubro. Os candidatos deverão entregá-los em qualquer um dos 24 Campi da Uneb na capital e no interior do Estado.

Os candidatos contemplados estarão automaticamente inscritos no vestibular. Os que não forem deverão pagar a taxa.

A instituição oferta 39 opções de cursos em diversas áreas, distribuídos nos 24 campi espalhados pelo Estado. São ao todo 4.021 vagas na modalidade presencial, 500 vagas na modalidade EaD (Unead) e outras 1800 em EaD pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Requisitos para solicitar isenção da taxa do Vestibular 2020 da Uneb

Estudantes de escolas públicas

  • Ter cursado todo o Segundo Ciclo do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano ou o equivalente 5ª a 8ª série) e o Ensino Médio em estabelecimento de ensino da rede pública, localizado em Salvador ou em cidades do interior do Estado da Bahia;
  • Ter cursado todo o Segundo Ciclo do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano ou o equivalente 5ª a 8ª série) e estar cursando a última série do Ensino Médio, assim como as séries anteriores em estabelecimento de ensino da rede pública localizado em Salvador ou em cidades do interior do Estado da Bahia;
  • Estar cursando o Ensino Médio através de Exames Supletivos ou curso equivalente, em estabelecimento de ensino da rede pública localizado em Salvador ou em cidades do interior do Estado da Bahia.

Servidores das universidades estaduais do Estado, filhos, cônjuges

  • Ser servidor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade de Santa Cruz (UESC), integrante do quadro de pessoal efetivo, ocupante de cargo de provimento temporário e contratado através do Regime de Direito Administrativo (REDA);
  • Ser filho (a), cônjuge ou dependente judicial de primeiro grau de servidor integrante do quadro de pessoal efetivo, ocupante de cargo de provimento temporário e contratado através do Regime de Direito Administrativo (REDA) da UNEB, UEFS, UESB ou UESC e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

Vagas para Guanambi e Caetité
Caetité (presencial)
Letras/Língua Portuguesa e Literaturas (Licenciatura) – 25 vagas
Letras/Língua Inglesa e Literaturas (Licenciatura) – 20 vagas
História (Licenciatura) – 25 vagas
Geografia (Licenciatura) – 25 vagas
Matemática (Licenciatura) – 25 vagas
Ciências Biológicas (Licenciatura) – 25 vagas
Engenharia de Minas (Bacharelado) – 25 vagas

Caetité (Ead)
Matemática – 30 vagas
Guanambi (presencial)
Pedagogia (Licenciatura) – 30 vagas no matutino e 30 vagas no noturno
Administração (Bacharelado) – 30 vagas
Enfermagem (Bacharelado) – 20 vagas)
Educação Física (Licenciatura) – 30 vagas
Sistema de Cotas

O Vestibular Uneb 2020 destina vagas para candidatos cotistas e sobrevagas.

– 60% (sessenta por cento) das vagas para candidatos não optantes;
– 40% (quarenta por cento) das vagas para candidatos negros;
– 5% (cinco por cento) de sobrevagas para candidatos(as) indígenas;
– 5% (cinco por cento) de sobrevagas para candidatos(as) quilombolas;
– 5% (cinco por cento) de sobrevagas para candidatos(as) ciganos(as);
– 5% (cinco por cento) de sobrevagas para candidatos(as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e,
– 5% (cinco por cento) de sobrevagas para candidatos(as) transexuais, travestis e transgêneros.

Entende-se por cota a reserva de vagas calculada a partir do total de vagas oferecidas em cada curso de graduação, destinada aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos). Entende-se como sobrevaga o quantitativo de vagas resultante

Provas

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. No primeiro dia serão aplicadas questões de Língua Portuguesa – Literatura Brasileira, Redação, Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Francês) e Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia).

No segundo dia serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

As provas terão peso diferente de acordo com o curso escolhido.

Veja o Edital do Vestibular Uneb 2020

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas