25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Vinho do Vale do São Francisco será destaque da TVE nesta quinta-feira (19)

Mais Lidas

O vale do São Francisco e sua produção de vinhos é um dos destaques do Soterópolis desta quinta-feira (19). O programa Soterópolis é um programa dedicado a arte, cultura e comportamento. Com quadros diversos, mostra o que de mais interessante acontece na cidade de Salvador e também no interior da Bahia.

A reportagem será veiculada às 22h desta quinta-feira (19), com reprises às sextas-feiras, às 19h30 e aos domingos, às 18h30, no canal 4.1.

Segundo a assessoria da TVE, a produção de uvas e vinhos na região do Vale do São Francisco tem crescido devido aos avanços tecnológicos na agricultura. Apesar da escassez de chuva, o clima quente e seco do semiárido mostrou-se terreno fértil para a vitivinicultura.

Os produtores pioneiros na área são da Fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista – PE e da Fazenda Ouro Verde em Casa Nova, na Bahia, que passaram a produzir Vinho Finos desde 1984.

Atualmente, o Vale do São Francisco abriga a vinícola Botticelli, em Santa Maria da Boa Vista (PE); as vinícolas Bianchetti, Mandacaru e Terroir do São Francisco, e a vitivinícola Rio Sol (Santa Maria), em Lagoa Grande (PE); a Vitivinícola Quintas São Braz, em Petrolina (PE); e a vinícola Terra Nova, em Casa Nova (BA).

Possivelmente, a vinícola que será destaque do programa Soterópolis da TV será a de Terra Nova, localizada na cidade de Casa Nova. A vinícola conta com 200 hectares irrigados com as águas do Rio São Francisco, por meio do sistema de gotejamento. Anualmente são realizadas duas colheitas.

O governador Rui Costa (BA) autorizou, em dezembro de 2018, a ampliação da unidade da vinícola Terra Nova. Até 2021, o grupo deverá investir R$ 30 milhões na ampliação do espaço e produção de vinhos, além de implantar uma nova linha de fabricação de sucos.

A meta do grupo é dobrar a produção anual de vinhos e espumantes, passando dos atuais quatro milhões de litros para oito milhões. Estima-se ainda a geração de 100 novos empregos, somando-se aos 180 postos de trabalho já existentes na vinícola.

A autorização foi concedida juntamente com autorizações para a cidade de Barra ao grupo Miolo.

TVE em Guanambi

O sinal digital da TV Educativa da Bahia (TVE) já está sendo transmitido em Guanambi. A inauguração ocorreu no dia 14 de outubro desse ano, no auditório do Colégio Luiz Eduardo Magalhães (Modelo).

A cerimônia havia sido marcada para o dia 15 de setembro, no entanto, por questões de ordem técnica, foi adiada pouco antes do evento.

Além do canal 4.1, é possível acompanha a reportagem pelas redes sociais:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas