25.1 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista
Home Destaques Pindaí: comunidades de Guirapá e Paus Preto celebram festejos a São Sebastião

Pindaí: comunidades de Guirapá e Paus Preto celebram festejos a São Sebastião

0
Pindaí: comunidades de Guirapá e Paus Preto celebram festejos a São Sebastião

Neste fim de semana tem festa no interior do município de Pindaí. O Distrito de Guirapá e a comunidade de Paus Preto celebrar São Sebastião, padroeiro das comunidades católicas das duas localidades.

Além da programação religiosa que inclui novena, missas e procissão, a prefeitura local promove shows artísticos para a população.

Em Guirapá serão duas apresentações no domingo (19). As atrações principais são o cantor Gabriel Gava e a banda Seu Maxixe.

Em Paus Preto, na segunda-feira (20), a banda Seu Maxixe fará o show na Praça da comunidade.

Artistas regionais abrem e fecham os shows nas duas festas.

São Sebastião também está sendo celebrado pela comunidade do distrito de Morrinhos, em Guanambi, e da cidade de Ibiassucê, onde também é padroeiro.

Sebastião de Narbona

Imagem de São Sebastião da Igreja de Morrinhos (Guanambi) – O santo é retratado em sua execução por flechas.

Segundo os registros históricos, Sebastião de Narbona nasceu no ano de 256, em Nabonne, na França, sendo morto em 286, em Milão, na Itália, por ordens do imperador romano Diocleciano. Ele foi capitão da guarda pessoal do imperador, no entanto, foi julgado por ser brando no tratamento com os prisioneiros cristãos.

Mártir e santo cristão, começou a ser cultuado no século IV, sendo reconhecido pelas igrejas Católica e Ortodoxa no século XV.

No Brasil, São Sebastião é padroeiro do Rio de Janeiro e outros quase 200 municípios. Ele também é padroeiro dos arqueiros, soldados, infantaria, atletas, contra Pestes e contra Desastres.

Deixe uma resposta