21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Dois casos suspeitos do novo coronavírus são investigados em Guanambi

Mais Lidas

Dois casos suspeitos do novo coronavírus (Codvid-19) foram notificados pela Secretaria de Saúde de Guanambi junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Segundo o secretário André Moitinho, o primeiro caso suspeito é de uma jovem estudante de Riacho de Santana que estuda em Guanambi, com histórico recente de viagem para a Itália. Ele afirmou que a paciente apresentou um quadro semelhante a gripe, no entanto, não apresentou febre. Mesmo assim, por conta da viagem, o material para análise foi coletado e encaminhado para Salvador.

Moitinho explicou que pela ausência do sintoma, a notificação ainda não foi incluída como suspeita pela Sesab.

Já o segundo caso é de um jovem que teve contato com a paciente do primeiro caso. Ele recebeu atendimento médico e também teve amostras coletadas para exames. O secretário disse ainda que, neste caso, o paciente apresentou quadro febril.

Os resultados dos exames deverão ficar prontos já nesta terça-feira (10). Como os sintomas apresentados eram brandos e não necessitavam de internação, os dois pacientes com suspeitas do novo coronavírus estão em quarentena em suas casas até que os resultados sejam conhecidos.

A Secretaria de Saúde disse que orientou outras pessoas que tiveram contato com os dois com suspeita da doença para ficar atentas aos surgimento de sintomas.

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, é recomendável que em todos os casos de síndrome gripal seja questionado o histórico de viagem para o exterior ou contato próximo com pessoas que tenham viajado para o exterior.

O quadro clínico inicial da doença é caracterizado como síndrome gripal, no entanto, casos iniciais leves, subfebris, podem evoluir para elevação progressiva da temperatura e a febre ser persistente além de 3-4 dias, ao contrário do descenso observado nos caso de Influenza.

De acordo boletim divulgado pela Sesab, a Bahia registrou 145 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 61 foram descartados laboratorialmente e 61 aguardam análise laboratorial e dois casos confirmados.

Os casos suspeitos em Guanambi ainda não foram incluídos no boletim.

Municípios com notificações de casos suspeitos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas