24.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Médica plantonista da UPA de Caetité testa positivo para Covid-19

Mais Lidas

O primeiro caso do novo Coronavírus foi confirmado no início da tarde desta terça-feira (31), em Caetité. Segundo a Prefeitura do município, a pessoa infectada é uma médica plantonista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em nota, a prefeitura informou que a profissional de saúde realizou plantão médico nos dias 20 e 21 de março, tento apresentado os sintomas da doença no dia 23. Segundo apurado pela Agência Sertão, a médica reside em Brumando, onde foi confirmado um caso na semana passada.

Por essa razão, profissionais que tiveram contato com a médica estão sendo monitorados e as instalações da UPA estão sendo sanitizadas. Ainda de acordo com a nota, os pacientes atendidos pela médicas estão sendo identificados e monitorados.

A prefeitura não informou a idade nem o estado de saúde da médica. Este é o primeiro caso de Covid-19 registrado na Região de Guanambi.

Veja a Nota

A médica realizou plantão médico na UPA de Caetité do dia 20 para 21 de março e a manifestação de sintomas ocorreu no dia 23.

Diante do fato a Secretaria Municipal de Saúde está adotando as medidas emergenciais necessárias, tais como: higienização sanitária da UPA; monitoramento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento; identificação e monitoramento dos pacientes atendidos pela médica, dentre outros.

As pessoas que foram atendidas pela médica, bem como todas as pessoas atendidas do dia 20 para o dia 21 de março, devem permanecer em isolamento e entrar em contato com a Central de Atendimento Covid-19 imediatamente para que sejam monitoradas e recebam as informações necessárias. Os números para contato são: (77) 99213-3442, 99951-8012, 99864-0707 e 99840-1800.

A Secretaria solicita a população para somente procurar a UPA em situação de urgência e/ou emergência médica a fim de evitar aglomerações e sobrecarga do sistema.

Reitera-se a importância do isolamento social para conter a proliferação do vírus, e a Prefeitura está adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades em saúde para enfrentamento da crise. Desse modo, é necessário que sejamos mais rígidos ainda com as medidas de contenção da Covid-19.

Boletim Covid – segunda-feira – 30 de março

Subiu para 176 o número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus na Bahia. Até o momento, 1.393 casos foram descartados e houve um óbito confirmado no último sábado. Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas.

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (30). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 54,55% são do sexo masculino e 45,45% do sexo feminino. Foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 1 ano de idade, que se encontra em casa, em Feira de Santana. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,01), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Em Guanambi, 46 casos suspeitos foram notificados até agora. Destes, 33 foram descartados e outros 13 aguardam resultado dos exames.

Em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde, são 4.579 casos e 159 mortes confirmadas. A taxa de mortalidade é de 3,5%. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, 1.517, com 113 óbitos confirmados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas