Reprodução

Com a queda de doações de sangue devido o isolamento social, os hemocentros pelo Brasil têm feito alertas para conscientizar a população sobre a importância de aumentar os bancos de sangue. O Hemoba da cidade de Guanambi está com a campanha – ” É tempo de solidariedade”.

A iniciativa visa sensibilizar a população para a doação  de sangue e também passa orientações os doares sobre o agendamento prévio, que é uma medida para evitar aglomerações.

Em Guanambi, as doações podem ser feitas de segunda à quinta das 7h ás 11:30h, e o agendamento pode ser feito pelo (77) 3451-7004.

O Ministério da Saúde não restringiu a doação de sangue nas recomendações de prevenção da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Apesar das orientações para que as pessoas evitem sair de casa, os hemocentros garantem que a doação é feita em locais seguros.

As pessoas no grupo de risco e com sintomas, além de terem chegado de viagem recentemente, a recomendação é que não doem e permaneçam em isolamento.

A Hemoba explica que para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura e ter dormido bem.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ainda segundo a Hemoba, o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui