23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Capes abre inscrição para projetos de combate a epidemias

Mais Lidas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu hoje (6) as inscrições de projetos no edital do Programa de Combate às Epidemias. O objetivo do programa é incentivar o desenvolvimento de estudos inovadores de prevenção, diagnóstico e estratégias terapêuticas para doenças infecciosas, seus agentes e vetores, além de contribuir para o desenvolvimento de equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde e de tecnologias e mecanismos para monitoramento, mapeamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias.

Segundo o Metro 1, as inscrições são direcionadas aos alunos de Programas de Pós-Graduação (PPGs) que estudam epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática. O prazo vai até o dia 30 de abril e serão financiadas até 30 iniciativas.

Segundo o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Julival Ribeiro, a iniciativa da Capes não é para o combate ao novo coronavírus, e sim para a prevenção de epidemias futuras. “Não sabemos quando teremos outra pandemia de gripe, mas ela virá. Investindo agora em projetos para estudar inquérito epidemiológico, desenvolvimento de diagnósticos e formas de tratamentos, entre outros temas, nossa academia estará muito mais forte para dar respostas a futuras pandemias”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas