25.2 C
Guanambi
21.2 C
Vitória da Conquista

Paciente de Urandi testou positivo para Coronavírus em teste rápido, nova amostra foi enviada ao Lacen

Mais Lidas

A Secretaria de Saúde de Urandi emitiu nota de esclarecimento na noite desta segunda-feira (11), informando que uma paciente do município testou positivo para o novo Coronavírus por meio da realização de um teste rápido.

A nota explica que uma nova coleta de material foi realizada no paciente para envio ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) para concretização do diagnóstico.

Ainda segundo a nota, o paciente apresentava sintomas como febre, coriza, dor de garganta e dores pelo corpo e que o teste rápido não consiste em um exame diagnóstico, mas sim em um método para triagem. Por essa razão, a contraprova foi enviada ao Lacen/BA, que deve concluir as análises nos próximos dias.

Por fim, a Secretaria de Saúde reforçou a necessidade do isolamento social e do uso de máscara quando for precisa sair de casa.

Na última sexta-feira (8), um paciente da cidade de Caculé testou positivo por meio de um teste rápido. No dia seguinte, ele foi submetido a um novo teste rápido, que deu resultado negativo.

Covid-19 na Bahia

A Bahia registra 5.816 casos confirmados de Covid-19,. Considerando o número de 1.418 pacientes recuperados e 214 óbitos, 4.184 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 176 municípios do estado. O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.355 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.025 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 451 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 437 leitos exclusivos para o coronavírus, 246 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 56,3%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Excepcionalmente, a Sesab não divulgou o boletim detalhado nesta segunda-feira.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas