22.6 C
Guanambi
16.5 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi disponibilizará cadeiras, tendas e marcação para evitar filas do auxílio emergencial

Mais Lidas

O prefeito Jairo Magalhães anunciou na tarde desta quarta-feira (13) que disponibilizará cadeiras, tendas, toldos e marcação da rua lateral à Caixa, para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial do Governo Federal.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura (Ascom), o anúncio foi feito em uma reunião com o Superintendente Executivo da Caixa Econômica, do Gerente Geral da agência da Caixa, localizada no Centro da cidade e do Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), Ten. Cel. Arthur Mascarenhas.

Ainda conforme a Ascom, as medidas visam assegurar maior comodidade aos beneficiários do Programa, evitar aglomerações nas filas e garantir o cumprimento das normas.

No início de abril, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Guanambi emitiu um decreto regulamentando o funcionamento dos bancos, correspondentes bancários e lotéricas. A regulamentação diz que estes estabelecimentos só podem funcionar mediante organização de fila, devendo ser garantida a distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre os clientes em atendimento e entre aqueles que estejam aguardando na parte externa das agências por meio de sinalização horizontal disciplinadora e demais ferramentas que se mostrem úteis e necessárias.

Além disso, conforme o decreto, os grupos de risco deverão ser atendidos prioritariamente ou em apartado, devendo ficar o mínimo possível nas eventuais filas ou demais organizações estabelecidas pelas agências.

O pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial, no respectivo mês, provocou inúmeras aglomerações no centro da cidade. À época, o gerente de uma das lotéricas disse à Agência Sertão que a maior procura tem sido pelo auxílio emergencial de R$ 600, oferecido a desempregados, trabalhadores informais e população de baixa renda devido à pandemia do novo Coronavírus.

O gestor da lotérica explicou que vem tomando todos os cuidados para evitar as aglomerações dentro do estabelecimento, limitando a entrada de clientes ao número de caixas disponíveis. No entanto, ele afirmou que não consegue controlar a fila do lado de fora, pois o número de pessoas a procura de atendimento tem sido muito grande.

Já um funcionário da Caixa Econômica Federal disse que o banco tem incentivado beneficiários que são clientes a usar a função de débito do cartão a fim de adiar a ida à agência para o saque em dinheiro e também o uso do aplicativo para outras transações. Ele também disse que o número de clientes que entram no estabelecimento está sendo limitado ao número de caixas e que não há pessoal suficiente para controlar a fila do lado de fora.

Na reunião desta quarta, os dirigentes da instituição informaram ao Prefeito o grande fluxo financeiro do programa no município e na região, contribuindo com a movimentação da economia local.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas